ARACAJU/SE, 2 de outubro de 2025 , 17:25:18

CVV abre inscrições para novos voluntários em Aracaju

 

O Centro de Valorização da Vida (CVV) está com inscrições abertas para o Programa de Seleção de Voluntários (PSV) em Aracaju e outras dez cidades do Nordeste.

A formação, gratuita e online, é um dos requisitos para atuar no serviço de apoio emocional oferecido pela instituição pelo telefone 188 ou para atuar presencialmente na comunidade. Para participar, os interessados precisam ter mais de 18 anos e dispor de pelo menos quatro horas semanais.

Para que os candidatos possam escolher o melhor dia e horário, serão abertas três turmas para o treinamento:

  • Primeira turma: início em 07 de outubro, com encontros às terças-feiras, das 19h às 22h;
  • Segunda turma: início em 08 de outubro, com encontros às quartas-feiras, das 19h às 22h;
  • Terceira turma: início em 11 de outubro, com encontros aos sábados, das 14h às 17h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link https://cvv.org.br/voluntarios/aracaju/.

O curso é o primeiro passo para quem deseja fazer parte de uma rede de escuta e acolhimento que há mais de 60 anos atua pela valorização da vida. “Ser voluntário do CVV significa dedicar algumas horas semanais para ouvir pessoas, proporcionando um espaço de apoio, empatia e solidariedade”, explica Eliane Soares, voluntária do CVV.

Sobre o CVV

O CVV oferece o serviço voluntário de escuta de forma anônima, gratuita e com empatia. Disponível 24 horas de por dia, sete dias por semana, pode ser acessado pelo telefone 188, pelo site www.cvv.org.br, via chat e ainda pelo e-mail apoioemocional@cvv.org.br.

Em 2024, foram oferecidos 2,7 milhões de apoios. A instituição conta com cerca de 3 mil voluntários e, permanentemente, as inscrições estão abertas para quem se interessar por fazer parte desta rede. Os treinamentos são gratuitos e podem ser feitos pelo site, em www.cvv.org.br/seja-voluntario.

O CVV é uma entidade independente financeira e administrativamente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas. Para colaborar, acesse: https://www.cvv.org.br/colabore.

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública e pode ser prevenido. Em 2021, segundo o Ministério da Saude, foram 15.507 mortes.  42 vítimas por dia, a maioria delas do sexo masculino. O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Para saber mais, acesse www.setembroamarelo.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Você pode querer ler também