Passar em um concurso público é a meta de muitos brasileiros. Um exemplo recente, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos concursos”, movimentou mais de 2 milhões de inscritos, conforme apontou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Nesse sentido, as oportunidades de atuação são vastas. Existem muitos editais e instituições responsáveis pela formulação das provas e, por isso, o “concurseiro”, denominação popular daquele que estuda para esses exames, deve estar atento aos conteúdos cobrados e, mais ainda, no modelo de cada um. Dados da Associação de Apoio aos Concursos Públicos e Exames (Aconexa) indicam mais de 100 mil vagas no setor público em 2025 e, tendo em vista esse cenário, a Refuturiza, ecossistema de educação e empregabilidade, listou dicas para aprimorar os estudos e garantir a aprovação.
Benefícios
O principal motivo que estimula uma boa parcela da população a estudar para os concursos públicos é a estabilidade que os mesmos proporcionam. Além disso, alcançar a tão sonhada vaga traz consigo altos salários, benefícios e plano de carreira.
É importante salientar que o setor público tem algumas especificidades. Quando um candidato consegue se tornar um servidor público, ele passa pelo estágio probatório, momento em que será avaliada sua aptidão para o cargo. Em casos de reprovação, o servidor é dispensado. Do contrário, se passar por esse período, a demissão só acontece em casos graves. O servidor também tem a possibilidade de fazer planos a longo prazo, como viagens, compras de alto valor agregado, financiamentos com mais facilidade, entre outros, já que pode receber outros benefícios, salvo aqueles já previstos na CLT.
Outras vantagens previstas são:
- Progressão na carreira, com possibilidade de mudança de titulação;
- Carga-horária de trabalho estipulada e fixa, o que garante maior qualidade de vida;
- Sem necessidade de experiência anterior para ingresso.
Além dos critérios de estabilidade, o setor público fornece condições específicas para pessoas com deficiência, grávidas e lactantes poderem realizar as provas.
Como se preparar
Os estudos para os concursos públicos demandam tempo e reforço do candidato, por isso a dedicação e a disciplina são essenciais e o primeiro passo para qualquer concurseiro.
Assim, é importante pensar na área de atuação a se concorrer, pois isso vai nortear o que e como estudar. O setor público tem diferentes órgãos, podendo ser em nível federal, estadual ou municipal, e cada um deles têm editais específicos, provas elaboradas de modo diverso e uma gama de conteúdos.
Conhecer o edital dos exames anteriores é um processo que permite aos concurseiros começar a se familiarizar com a prova, suas regras e seus conteúdos, o que direciona o planejamento dos estudos.
Organização dos estudos
Após definir as provas e entrar em contato com os editais, é necessário definir algumas etapas do processo a fim de que o tempo seja organizado eficientemente.
- Cronograma de estudos: defina um planejamento de acordo com a sua estratégia (mensal ou semanal), organizando os horários para cada disciplina/conteúdo;
- Cursos e professores: buscar cursos preparatórios, especialistas e bons materiais é uma estratégia promissora para nortear os estudos e sanar as dúvidas;
- Organização do tempo: isso requer, também, definir os conteúdos de maior e menor dificuldade. Geralmente, a maior parte do tempo deve ser dispensada aos primeiros;
- Horário para práticas: uma maneira eficiente de estudar é resolver e revisar exames anteriores, aplicando a teoria estudada;
- Atualização constante: algo em comum que é cobrado nos concursos são temas da atualidade. Assim, deve-se ficar de olho nas notícias e se manter atualizado em relação a conhecimentos gerais.