A Defensoria Pública do Estado de Sergipe promove a partir deste sábado (13) a Semana do Defensor Público. Na programação consta mutirões de atendimento e conciliação voltados para à população, palestras e uma sessão solene na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
O evento começa na manhã do sábado com uma palestra para estudantes do curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá, que tem como tema a “Visão Psicojurídica na Mediação e Conciliação”, que será ministrada pela psicóloga do Centro Integrado de Atendimento Psicossocial da Defensoria Pública (Ciaps), Syrlene Besouchet.
Na segunda-feira (15), a partir das 14h30, no auditório da Central de Atendimento Defensora Diva Costa, na avenida Barão de Maruim, no centro de Aracaju, acontece uma palestra com o defensor público do Amazonas, Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa, que vai falar sobre a “Defensoria Pública e o CPC2015: O início de um novo tempo”.
No dia seguinte, das 9h30 às 15h30, a Defensoria leva à praça General Valadão, o projeto “Defensor Público na Comunidade”, que vai promover um mutirão de atendimentos sobre vários temas, dentre eles as questões relacionadas ao direito do consumidor, família e sucessões e saúde. Já na quarta-feira (17), será realizado na Central de Atendimento um mutirão de atendimento e audiências de mediação e conciliação para solucionar questões de direito de família.
No dia 18, às 14h30, O Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria promove uma ação voltada ao “Dia Internacional contra a Homofobia”, que terá a participação de representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT).
Encerrando a programação, na sexta-feira (19), quando se comemora o Dia do Defensor Público), às 8h, acontece no plenário da CMA uma sessão especial em homenagem aos Defensores Públicos. A indicação é da vereador Emília Côrrea. “O acesso à justiça é um direito fundamental do cidadão e o Defensor Público garante isto. Essas ações são importantes para destacar a importância da instituição e desses profissionais na garantia dos direitos dos hipossuficientes e na transformação social”, destacou o defensor público geral, Jesus Jairo Lacerda.
*Com informações Ascom Defensoria