ARACAJU/SE, 13 de fevereiro de 2026 , 21:55:28

Defesa Civil de Aracaju orienta foliões para curtir o carnaval com segurança

 

Independentemente do folião curtir o Carnaval atrás do trio elétrico ou no meio do bloco, o importante é aproveitar cada segundo da folia com responsabilidade e segurança. Sem elas, a festa mais popular do Brasil perde a graça e poderá custar caro. Pensando nisso, a Defesa Civil de Aracaju, órgão ligado à Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), preparou algumas dicas.

Para quem optar pelas festas com grandes aglomerações, a recomendação é ficar atento a tudo o que está ao redor. No caso das estruturas montáveis (palcos, camarotes, torres de transmissão…), é preciso certificar-se de que o local passou pela vistoria da Defesa Civil; geralmente, esse tipo de ação é divulgado pela imprensa local.

Outra orientação é evitar locais onde existam cabos elétricos expostos, assim como manter distância de muros e de qualquer tipo de estrutura improvisada. Além disso, deve-se manter uma distância segura dos trios porque, em caso de pane elétrica, haverá tempo de se proteger.

“O folião não pode esquecer da prudência. Ao entrar no local da festa, localize os portões de saída e onde foram instalados os postos médicos, pois são úteis em caso de emergência”, observou a coordenadora-geral da Defesa Civil de Aracaju, engenheira Valéria Bispo.

A Defesa Civil ressalta a importância de ficar atento aos alertas meteorológicos que podem ser enviados diretamente para o celular do folião. Para cadastrar o aparelho no Sistema de Alerta, é só enviar uma mensagem de SMS com o CEP da região para o número 40199. Em seguida, deve-se seguir as orientações para receber os avisos sobre chuvas fortes, ventos ou inundações, que são encaminhados em tempo real para o número cadastrado.

No caso de chuvas intensas, a orientação é evitar andar em áreas alagadas (a pé ou de carro); nunca buscar abrigo embaixo de postes e estruturas metálicas; e ficar atento aos locais com histórico de deslizamento, como encostas e morros.

Crianças devem ser identificadas, preferencialmente, com uma pulseirinha contendo nome completo, telefone, tipo de alergia e nome dos responsáveis. A pulseirinha também pode servir para idosos. Em caso de necessidade, a Defesa Civil de Aracaju poderá ser acionada a qualquer hora do dia pelo número 199.

Você pode querer ler também