Desde a madrugada deste sábado, 12, Sergipe registra fortes chuvas em todas as regiões do estado. A previsão do tempo indica que as precipitações devem continuar ao longo do final de semana, com possibilidade de chuvas moderadas a intensas, acumulando mais de 50 milímetros por dia, além de ventos fortes, trovoadas e descargas elétricas. Diante da situação, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (Semac), acionou o Comitê de Gerenciamento de Crise para acompanhar de perto as ocorrências e garantir ações integradas de proteção à população.
As equipes da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), estão em contato permanente com as Defesas Civis municipais, identificando áreas críticas e prestando apoio técnico e logístico, caso necessário. Porém, até o momento, nenhuma ocorrência grave foi registrada nos municípios, que necessite o acionamento da Defesa Civil estadual.
“Desde a madrugada, a Defesa Civil do Estado está com sua equipe atuando junto aos municípios. A gente avaliou a situação das chuvas intensas com descargas elétricas em todo o estado. Houve uma articulação com os coordenadores municipais para verificar a necessidade de apoio estadual, mas, como as ocorrências apresentaram danos de baixa gravidade, elas foram resolvidas localmente”, explicou o superintendente da Supdec, tenente-coronel Luciano Queiroz.
Entre as ocorrências registradas, a queda do muro de um colégio no município de Lagarto, e o transbordamento de um canal em Aracaju, além do colapso do telhado de uma residência em Nossa Senhora do Socorro. “Situações que foram rapidamente solucionadas pelas coordenadorias municipais. Seguiremos em alerta até domingo, com nossas equipes prontas para auxiliar sempre que necessário”, completou o superintendente.
Segundo a Gerência de Meteorologia da Semac, os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Verde apresentaram os maiores acumulados de chuva nas últimas horas, com 72,4 mm e 75 mm, respectivamente. “Seguimos monitorando as condições climáticas e, até domingo, a previsão segue com probabilidade de chuvas intensas, trovoadas e descargas elétricas. Informaremos caso tenhamos alguma alteração”, ressaltou a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana.
Em casos de emergência, a Defesa Civil Estadual deve ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Conforme boletim divulgado, a meteorologia registrou chuvas de intensidade moderada a forte com incidência de raios em todo estado, com maior concentração nas regiões da grande Aracaju, centro-sul, agreste central, alto médio sertão e leste sergipano_
Maiores acumulados registrados
* _Aracaju – 92,0mm (Climaju)_
* _Aracaju – 89,0mm (Cemaden)_
* _Poço Verde – 60,5mm (PlugField)_
* _Lagarto – 56,1mm (PlugField)_
* _Simão Dias – 48,7mm (PlugField)_
* _São Cristovão – 46,2 (PlugField)_
Ocorrências
Canindé de São Francisco – _Caso pontual de rompimento de um cabo de energia, resolvido pela Defesa Civil do Município e Energisa.
São Cristovão – _Colpaso de um imóvel (ocorrência sendo atendida pela Defesa Civil Municipal)
Nossa Senhora do Socorro – _Colpaso do telhado de uma residência (ocorrência sendo atendida pela Defesa Civil Municipal)_
Aracaju – _Transbordamento do canal do Médici, queda de árvore no Ponto Novo e dano ao telhado de um prédio no Ponto Novo (sem registro de vítimas ou maiores danos)_
Previsão para as próximas 48h
Continuação da instabilidade com a possibilidade de chuvas moderadas com incidência de raios
*Fonte: Defesa Civil Estadual*