A Defesa Civil do Estado, com base em informações do Centro de Meteorologia de Sergipe está em alerta até o dia 12 de janeiro período que será de fortes chuvas com ocorrência de trovoadas. Ontem (4), as chuvas com maior intensidade ocorreram no Centro-Sul, onde ficam Boquim, Lagarto e Salgado.
Segundo o Tenente Coronel Alexandre Alves, da Defesa Civil, os principais casos registrados foram de alagamento, queda de árvores e raios, mas sem vítimas.
“Ocorreram chuvas consideráveis no Centro-Sul, deixando algumas áreas de alagamento isoladas. Essas ocorrências são esperadas neste período de chuvas de trovoadas ou de verão, que são mais intensas, mas em curto período de tempo. Há perspectiva de chuvas até o dia 12 de janeiro, com mais intensidade nesta quarta-feira. As defesas Civis dos municípios, bem como a Defesa Civil do Estado, estão em alerta constante sobre qualquer ocorrência”, disse o coronel.
Ainda de acordo com Alexandre, a população deve estar atenta, evitar sair durante a ocorrência das chuvas e transitar em áreas abertas, devido aos riscos de raios ocasionados pelas trovoadas. “A população também deve evitar sair para o mar que estará muito agitado no período”.
A Defesa Civil também recomenda que as pessoas estejam atentas ao surgimento de trincas, rachaduras, degraus ou rebaixamento do terreno. Outros sinais de alerta são a inclinação de postes e árvores; o aparecimento de valas com água mais barrenta que o normal, rachaduras nos pisos e paredes e de saliências nos muros. Diante de algum desses sinais é recomendável sair da casa em direção a um lugar seguro e ligar para o Ciosp através dos números 190 e 193.
O site da Defesa Civil traz mais informações de como agir em casos de enchentes. Confira aqui.