Da redação, AJN1
O Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu nesta quarta-feira (1), a situação de emergência em dez cidades brasileiras. Entre elas, Graccho Cardoso, em Sergipe, em virtude da seca. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Vale frisar que o governo de Sergipe já havia homologado situação de calamidade hídrica em Graccho Cardoso na semana passada. Com isso, Sergipe passa a ter 14 municípios com decretos de calamidade hídrica ativos, totalizando 66.726 pessoas afetadas. Os decretos por escassez de água são: Monte Alegre de Sergipe, Tobias Barreto, Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Carira, Nossa Senhora da Glória, Poço Verde, Nossa Senhora Aparecida, Gararu, Frei Paulo, Graccho Cardoso, São Miguel do Aleixo, Porto da Folha e Pinhão.
Recursos
Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.
A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.