A demanda por concursos públicos vem impulsionando a procura de muitos estudantes pelos cursos de Direito das faculdades e universidades mais tradicionais, bem como por cursinhos preparatórios e plataformas especializadas. Uma procura que aumentou ainda mais com a abertura de vagas no Judiciário e em outras instituições com carreiras jurídicas estabelecidas, incluindo grandes repartições federais que aderiram ao recém-realizado “Enem dos Concursos”. Entre os principais atrativos, estão os salários acima da média, a possibilidade de estabilidade e um regime jurídico exclusivo para a carreira, que garanta uma maior independência no exercício destas funções.
Este é um dos principais desafios que se apresentam quem estuda Direito e busca uma colocação no mercado de trabalho. No entanto, outras janelas e oportunidades profissionais podem garantir essa mesma colocação aos bacharéis que saem das faculdades – e que para isso devem ser cada vez mais e melhor preparados. Estas oportunidades e desafios da empregabilidade jurídica foram discutidos na noite desta quarta-feira, 28, em uma aula inaugural promovida no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, para alunos dos cursos de Direito da Universidade Tiradentes (Unit).
Um dos palestrantes foi o professor Darlan Barroso, sócio-fundador da plataforma Meu Curso Educacional, uma das principais especializadas em cursos e conteúdos para exames e concursos da área de Direito no Brasil. Ele diz que o aluno de graduação em Direito já deve direcionar a sua preparação acadêmica e profissional de acordo com o seu objetivo de carreira ou de vida. “Quando o aluno já escolhe o que deseja para o futuro, ele já vai se preparando durante a graduação. Se ele deseja ir para uma carreira pública ou para uma carreira privada, como ele vai se especializar nisso? Então, durante a graduação, ele já começa a descobrir sua vocação. A seguir, ele mira no estudo já focado para aquilo que ele deseja.”, diz ele.
Isso também significa que, ao decidir o rumo da sua carreira futura, o aluno de Direito também se abra a outras oportunidades e demandas que vêm surgindo nos atuais e nos futuros cenários do mercado de trabalho. Entre elas, estão a contratação de advogados e consultores jurídicos ou legislativos por empresas, associações, ONGs e entidades da sociedade civil.
“Nós temos muitas empresas e organizações que precisam de uma função de um advogado, de bacharel de Direito. Tem uma série de oportunidades que muitas vezes o advogado recém-formado não olha e vai para aquilo que é mais tradicional, aquela advocacia mais clássica que pode estar saturada. Ele precisa descobrir novas áreas. O mundo mudou, há outras ferramentas e as brigas entre as pessoas mudaram. A forma como as pessoas disputam os bens jurídicos não é mais como elas faziam há 30 anos. Então, o advogado também tem que se adaptar a tudo isso”, afirma Darlan.
Mais preparo
Para o professor Jefferson Menezes, coordenador operacional do curso de Direito da Unit, o mercado de trabalho busca por profissionais que sejam inovadores, disruptivos, que estejam preparados para solucionar os conflitos. E isso tem levado as próprias instituições a repensarem e aprimorarem as suas metodologias de ensino, de modo que os alunos estejam preparados não apenas para seguir a carreira de advogados no setor privado, mas também sejam bem-sucedidos em concursos públicos para repartições e instituições públicas, como magistratura, Ministério Público, procuradorias e polícias.
“A gente tem observado que as provas de concursos públicos, ou mesmo a prova que examina a proficiência do aluno egresso para se habilitar nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil [Exame de Ordem da OAB], tem modificado o perfil. Então, a gente precisa cada vez mais repensar a metodologia de ensino”, diz o coordenador, referindo-se a iniciativas como a Inova Tiradentes, metodologia instituída na Unit desde 2023 e que se baseia na Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). “A metodologia Inova traz a prática profissional desde o primeiro período. Isso é um diferencial: aliar uma metodologia interdisciplinar em que o aluno explora os saberes intercalando o direito material com direito processual e a prática profissional”, acrescenta.
Parceria
Como parte do aprimoramento desta metodologia, a Unit anunciou, durante a aula inaugural, uma parceria com a Meu Curso, que existe há seis anos e se destaca com cursos e conteúdos para exames e concursos da área jurídica, através de elementos pedagógicos de vídeo, áudio, imagens e games. Estes cursos são ofertados com base na metodologia BIPE, ambiente virtual considerado como um dos mais atuais no mercado de educação digital.
“A gente entende que estudar não precisa ser chato nem difícil, mas tem uma metodologia para estudar e conseguir atingir o resultado. A partir daí a gente conseguiu essa aproximação com a Unit, que tem um DNA muito parecido com o nosso. Pouquíssimas faculdades têm um foco no estudo aliado à prática, olhando para o mercado de trabalho, e a gente tem isso no Inova. Nós vamos unir esse projeto com um pouco da experiência do Meu Curso”, diz o professor Marco Antônio Araújo Júnior, também sócio-fundador da plataforma.
A parceria prevê o compartilhamento de conteúdos e metodologias de ensino, bem como a participação de professores das duas instituições em atividades do curso de Direito, tanto na metodologia tradicional quanto na Inova Tiradentes. Com isso, a plataforma vai complementar as trilhas de aprendizagem dos alunos com material didático suplementar aos projetos profissionais. Além disso, estudantes e egressos da Unit terão acesso a todo o conteúdo preparatório para o Exame de Ordem da OAB, bem como descontos especiais para preparações de concursos na Meu Curso.
“Nós queremos formar um profissional completo para o mercado de trabalho, ou seja, aquele que tem a teoria e a prática profissional, mas que também esteja preparado para os desafios da atualidade, que é justamente estar preparado para um concurso público, ou para uma prova de primeira e de segunda fase da OAB. A ideia é que, desde o primeiro período, ele consiga traçar uma trajetória de sucesso para aquilo que ele pretende fazer. E o impacto disso é entregar para a sociedade um profissional cada vez mais completo, capaz de vencer todos esses desafios”, destaca o coordenador da área de Direito da Unit, professor Mário Jorge Fortes.
Fonte: Asscom Unit