O Departamento de Infraestrutura Rodoviária (DER) anunciou hoje (19) que a obra de recuperação do trecho da Rota do Sertão, que desmoronou ontem (18) devido às fortes chuvas que caíram sobre a região, devem ficar prontas em no máximo 60 dias.
Desde o início do desabamento, por volta das 16h de ontem, que técnicos estão no local para sinalizar e desviar o trânsito, além de amenizar os danos causados.
Par o diretor de operações do DER, engenheiro Adailton Martins, o primeiro passo da obra será a drenagem dos 300 metros de rodovia destruídos pela força das águas.
“Estamos atuando nos 300 metros que dão acesso à cidade de Monte Alegre, sentido Nossa Senhora da Glória. Nossas equipes estão trabalhando para restaurar os pavimentos, os bueiros e os aterros ameaçados pela força das águas”, revela ele.
Até o final da tarde de hoje, segundo Adailton, será concluída a desobstrução de todo o trecho e o desvio será liberado. “Máquinas e técnicos estão no local e a recuperação total deve ficar pronta em 60 dias”, garante.
No momento do rompimento da via, não passava nenhum veículo pelo local. Uma das rotas alternativas para quem sai de Aracaju sentido Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé do São Francisco é fazer o percurso por Nossa senhora das Dores, Feira Nova, Graccho Cardoso, Itabi, Gararu e Porto da Folha, passando pelo Povoado Lagoa do Rancho para Poço Redondo.
A Defesa Civil de Monte Alegre informou que as chuvas também prejudicaram mais de 100 famílias dos bairros Cehop e Centro, e grande parte dos moradores das localidades afetadas perderam móveis e objetos.