Da redação, AJN1
Com sua participação na Sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) desta quarta-feira (18), o desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, que está se aposentando, se despediu da magistratura sergipana após 44 anos de serviços prestados.
Osório de Araújo Ramos ingressou no Tribunal de Justiça em 17 de outubro de 1978 como juiz da Comarca de Aquidabã. A partir daí, passou pelas Comarcas de Maruim e Itabaiana. Foi juiz titular da Turma Recursal do Juizado Especial Cível e Criminal. De 1997 a 2001, foi Membro Titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com o cargo de Corregedor Regional Eleitoral.
Na capital, foi juiz da 12ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, a qual compete juízos referentes à Fazenda Pública. No dia 16 de janeiro de 2008, foi nomeado Desembargador pelo critério de antiguidade. Em fevereiro de 2019, assumiu pela segunda vez a presidência do TJSE, antes ocupou os cargo entre julho de 2012 a fevereiro de 2013. Também foi presidente do TRE em 2016.
Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1971, ele é Pós-Graduado em Direito Processual Civil, pelo Instituto Greco de Pós-Graduação e Extensão e Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe e Pós-Graduado também em Direito Processual Civil, pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe e Escola Superior da Magistratura de Sergipe (Esmese).
Professor aposentado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde lecionou a disciplina de Direito Civil por mais de 25 anos. Foi professor também na Universidade Tiradentes (UNIT) e na Escola Superior da Magistratura de Sergipe. É Membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas (ASLJ), na condição de Fundador.