ARACAJU/SE, 19 de agosto de 2025 , 10:18:43

Desembargador Edson Ulisses participa da última sessão do Pleno antes da aposentadoria

 

A sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (16), foi encerrada com homenagens ao desembargador Edson Ulisses de Melo, que completa 75 anos no próximo dia 24 e, por isso, aposenta-se após 15 anos como membro do colegiado do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Ele assumiu o cargo em 12 de maio de 2008, na vaga destinada ao Quinto Constitucional, ocupada por membros da advocacia e Ministério Público.

O desembargador Gilson Felix, que presidiu a sessão do Tribunal Pleno, destacou que o colega veio da advocacia e, possivelmente, não desistirá dela. “Pode ser que o encontremos futuramente na tribuna”, comentou. O decano do TJSE, desembargador Roberto Porto, parabenizou o colega e desejou felicidade na nova fase da vida.

O juiz Roberto Alcântara, presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), falou em nome dos mais de 200 magistrados conveniados. “A aposentadoria é o desfecho natural desse capítulo literário onde o personagem central, além de autor e imortal da Academia Sergipana de Letras, após enfrentar desafios, retira-se para o merecido descanso. Mas como os personagens da literatura, sua jornada está longe de ser esquecida”, comentou.

Após manifestações dos membros do colegiado, o desembargador Edson Ulisses recebeu uma homenagem da filha Luciana Déda e do neto, Vítor Ulisses, que em um poema rememorou a trajetória do avô. “Cada manifestação aqui ouvida me levou, silenciosamente, às lágrimas. Acredito que será difícil outro momento de tanta beleza, que me encheu de felicidade”, agradeceu o desembargador Edson.

Edson Ulisses de Melo nasceu em Porto da Folha (SE), no dia 24 de agosto de 1948. Descendente do povo originário Xocó, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe, em 1975. Foi Presidente e também Vice-Presidente da OAB Sergipe e Conselheiro Federal da OAB, por três mandatos.

Fonte: Agência TJSE

Você pode querer ler também