Nesta quarta-feira, dia 24, o Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) prestou homenagens ao Desembargador José dos Anjos durante a Sessão Administrativa, última com a participação do magistrado que se aposenta compulsoriamente em 26/08/2022.
Participando do Pleno na modalidade remota, por motivo de viagem, o Presidente do Poder Judiciário de Sergipe Desembargador Edson Ulisses de Melo deu início às homenagens. “Trajetória brilhante na magistratura sergipana chega ao término em decorrência da sua data natalícia. O seu currículo revela uma trajetória como professor, pedagogo, advogado com as quais atuou com maestria e brilho. A vida é feita por ciclos e esses ciclos se encerram e se renovam e hoje Vossa Excelência fecha um círculo virtuoso. Por certo, outros ciclos se abrirão na sua caminhada”, ressaltou.
Todos os membros do Colegiado teceram elogios ao Des. José dos Anjos. O decano da Corte de Justiça, o Desembargador Roberto Porto leu uma mensagem de Bertolt Brecht e destacou as qualidades do magistrado José dos Anjos. “Ressalto que não conheço pessoa que tenha mágoas de Vossa Excelência, algo muito raro nos dias de hoje. Convivemos diariamente, vivências interrompidas somente durante a pandemia e Vossa Excelência sempre soube transmitir com simplicidade ímpar os conhecimentos, com os quais aprendi a ser mais paciente, complacente e a atentar que o magistrado deve, antes da fiel letra da lei, lembrar que há vidas do outro lado. Vossa Excelência, a quem carinhosamente chamamos de Chanceler, é possuidor de um lugar de destaque e hoje não se trata de despedida, porquanto continuarás na ativa nas suas atividades rurais”, complementou.
O Desembargador Ricardo Múcio salientou o ganho para o Poder Judiciário de dispor dos serviços do Desembargador José dos Anjos. “Vossa Excelência sempre honrou o Judiciário. Nos conhecemos na turma de 1989 e Vossa Excelência trouxe orgulho, segurança para a Justiça sergipana, e mais, trouxe sensibilidade, elegância, calmaria e equilíbrio à judicatura. Este é um momento de alegria, Vossa Excelência é uma unanimidade”, elogiou.
O Corregedor-Geral da Justiça Des. Diógenes Barreto também falou das qualidades pessoais e profissionais do magistrado. “O Desembargador José dos Anjos é um ser humano difícil de ser encontrado, um amigo leal de todas as horas, pessoa de alta sensibilidade social, de boa oitiva que sabe como ninguém tranquilizar as pessoas”. Enalteceu, ainda, a passagem do Desembargador José dos Anjos, quando presidiu o Tribunal Regional Eleitoral, em ano de eleições presidenciais, durante a qual atuou com moderação, competência.
A Vice-Presidente do TJSE Desa. Ana Lúcia Freie de Almeida dos Anjos encerrou as homenagens. “Não vou falar do marido, do pai maravilhoso que ele é; vou falar do colega, magistrado e amigo inseparável”, iniciou. Esposa do Des. José dos Anjos, a magistrada Ana Lúcia contou que se conheceram em 1989, quando da aprovação no concurso da magistratura e delineou a trajetória profissional e atuação nas comarcas do interior e na capital e do respeito e bem querer que imprimia por onde passou. “Possuiu a capacidade de conviver com todas as pessoas, porque consegue ser amigo, amado e respeitado por todos. Brilhou por todas as comarcas por onde passou. Homem que acredita nas pessoas e que tem por norte a Justiça, a visão de que todos são inocentes até que se prove o contrário. Zé é orgulho para seus amigos e familiares e o seu legado jamais será esquecido”, elogiou.
Por intermédio da Juíza Auxiliar da Presidência, Maria da Conceição Silva Santos, o TJSE fez a entrega de uma placa ao homenageado, contendo a seguinte mensagem: “Colha nesta data os agradecimentos dos que fazem o Tribunal de Justiça de Sergipe, por sua dedicação e amor ao Judiciário, ao prestar seus relevantes serviços à sociedade e a este Tribunal, onde atuou tão brilhantemente”.
A sessão também contou com declarações do Procurador-Geral de Justiça Manuel Cabral Machado Neto, do Presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) Roberto Alcântara; do Procurador do Estado Vladimir Macedo; do Desembargador aposentado Netônio Bezerra Machado; e do Escrivão João Maranduba Jr., que representou todos os servidores que já trabalharam com o homenageado. O Presidente da Alese Luciano Bispo, o Desembargador aposentado Osório de Araújo Ramos Filho, juízes e servidores do TJSE e do TRE e familiares acompanharam as homenagens.
Emocionado, o Desembargador José dos Anjos agradeceu todas as manifestações e prestou homenagens aos magistrados e todos os servidores com quem trabalhou. “Sei que recebi manifestações verdadeiras. Agradeço a todos, mas quero pontuar um agradecimento especial à minha equipe de trabalho, meu gabinete, que tem desenvolvido nesses quase 10 anos um trabalho muito eficiente. O Tribunal de Justiça de Sergipe somente é destaque por causa do trabalho, da dedicação, da atualização profissional dos servidores do TJSE. Sentirei falta de todos os colegas, das idas e vindas diárias com minha esposa, a Desembargadora Ana Lúcia, com quem tenho uma relação extraordinária, um exemplo de profissional, companheira, mãe e “boadrasta”. Todo fim, na verdade, é um recomeço e vou recomeçar”, concluiu o Des. José dos Anjos.
Biografia
Natural de Maruim (SE), José dos Anjos tem formação Superior em Educação e em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Sergipe. Atuou como pedagogo nas redes Federal, Estadual e Particular de ensino. Em 1976, assumiu as funções de Diretor do Colégio Estadual Atheneu Sergipense.
No âmbito judicial, José dos Anjos militou como advogado até 1988. Como Juiz do TJSE tomou posse em dia 26 de novembro de 1989 e atuou nas Comarcas de Carira, São Cristóvão, Lagarto e Itabaiana. Em Aracaju, a partir de 1996, assumiu a 19ª Vara Cível (Fazenda Pública).
Foi juiz suplente do TRE/SE e membro titular no biênio 2007/2009. Também atuou como juiz eleitoral quando da titularidade das diversas comarcas, inclusive nas eleições de Canindé de São Francisco e Campo do Brito.
O Juiz José dos Anjos integrou a Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital e Interior. Substituiu desembargadores no Pleno do TJSE, em decorrência de férias dos membros do colegiado.
Até a escolha para compor a Corte da Justiça, José dos Anjos era o Titular do Juizado Especial da Fazenda Pública. Tomou posse como Desembargador do TJSE no dia 09/10/2012, pelo critério merecimento.
Compôs a Mesa Diretora do TJSE, como Vice-Presidente, no biênio 2015/2016 e atuou como Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJSE, desde a sua criação em 2018. Assumiu a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral no biênio 2019/2021.
TJ-SE