Na manhã desta sexta-feira (14), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), Diógenes Barreto, empossou, como membro titular do TRE, a desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade. A desembargadora assumirá a vice-presidência e corregedoria eleitoral do TRE-SE. A cerimônia foi realizada no plenário do Tribunal, com a presença de diversas autoridades do estado.
O presidente do TRE/SE, desembargador Diógenes Barreto, deu início à sessão, destacando a honra de dar posse à nova membro. Além do presidente, compuseram a mesa solene os juízes membros Tiago Brasileiro,Hélio Figueiredo Mesquita, Cristiano César Braga de Aragão Cabral e Breno Bergson Santos, a juíza Dauquíria de Melo Ferreira, a procuradora federal Aldirla Pereira de Albuquerque e a secretária judiciária do TRE-SE, Ana Maria Rabelo. Representando o governador Fábio Mitidieri, compareceram o secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Araújo Filho; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), desembargadora Iolanda Santos Guimarães; o presidente da Assembleia Legislativa Estadual, deputado Jeferson Luiz de Andrade; e o presidente da OAB, Secção Sergipe, Daniel Alves Costa. A cerimônia seguiu com a execução do Hino Nacional Brasileiro.
Em seguida, a desembargadora Ana Bernadete foi convidada a prestar o compromisso regimental e assinar o termo de posse. A secretária judiciária, Ana Maria Rabelo de Carvalho Dantas, fez a leitura do termo de compromisso e posse.
A Medalha do Mérito Eleitoral foi outorgada à desembargadora Ana Bernadete em seu grau comendador. A comenda reconhece os relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral, e foi entregue pelo presidente do TRE/SE, desembargador Diógenes Barreto.
O discurso de saudação foi proferido pela juíza Dauquíria de Melo Ferreira, que destacou o caráter exemplar da nova corregedora, transmitindo votos de sucesso em sua nova missão “Este momento marca uma nova etapa na sua trajetória e fortalece a Justiça Eleitoral, uma instituição vital para a democracia. Sua atuação na vice-presidência e na corregedoria será fundamental para melhorar continuamente os processos e consolidar os valores democráticos”. Além disso, ressaltou a importância da presença de mulheres em cargos de liderança, que não só demonstram competência, como também servem de exemplo e inspiração para as próximas gerações.
Em seguida, a desembargadora Ana Bernadete fez uso da palavra, expressando gratidão pela confiança depositada nela e reafirmando seu compromisso com a Justiça Eleitoral do estado. A empossada lembrou da missão do Poder Judiciário Eleitoral: “Oferecer a toda a sociedade a segurança necessária para que os valores democráticos, tão arduamente conquistados, tornem-se inquebrantáveis, para a construção de uma sociedade livre, justa, fraterna e solidária. A Constituição Federal de 88 inaugurou o Estado Democrático de Direito, consagrando a soberania popular, em seu artigo primeiro, balisado pela premissa de que todo poder emana do povo, cuja vontade popular deve ser realizada por meio de eleições livres”.
Ao final da cerimônia, o Hino de Sergipe foi executado, encerrando o evento com um sentimento de celebração e renovação para o Tribunal. O presidente do TRE/SE agradeceu novamente a todos pela presença, e a cerimônia foi formalmente encerrada.
Após o evento, a magistrada recebeu os cumprimentos de colegas de profissão, familiares e autoridades presentes, em uma sequência de fotos e gestos de congratulação.
A desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1991. A magistrada tomou posse como juíza substituta em 5 de abril de 1994, com primeira designação para a Comarca de Cristinápolis. Atuou também na Comarca de Riachuelo, na 1ª Vara Privativa de Assistência Judiciária da Comarca de São Cristóvão, na 5ª Vara Privativa de Assistência Judiciária/26ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, e esteve como membro da Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Aracaju. Foi juíza auxiliar da corregedoria do TJ no biênio 2015-2017 e auxiliar da presidência no biênio 2019/2021. Por inúmeras oportunidades foi convocada para substituir desembargadores do TJ. Foi promovida para o cargo de desembargadora, pelo critério de merecimento, sendo empossada no dia 14/03/2022.
Fonte: TRE/SE