O Desfile Militar na avenida Barão de Maruim teve início com a apresentação de uma representação do Estado Maior do Exército Brasileiro, seguido por representantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e pelotões do 28º Batalhão de Caçadores e da 19ª Circunscrição de Serviço Militar. Logo em seguida, passaram pelo Palco Oficial o pelotão da Marinha Brasileira, representada pela Capitania dos Portos de Sergipe, e os militares da Aeronáutica Brasileira.
O Desfile Militar teve continuidade com a apresentação de batalhões e companhias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, com desfile de unidades motorizadas. Na sequência, desfilaram pela avenida agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Transito (SMTT) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Encerrando o Desfile Militar, o público pôde conferir uma apresentação especial do Grupamento Tático Aéreo da PM-SE , que fez voos rasantes com as aeronaves Falcão 01 e 02, pairando sobre o Palco Oficial.
Escolas
Para iniciar o Desfile Cívico Estudantil 2016, que tem como tema ‘Educação a Serviço da Tecnologia", apresentaram-se na avenida Barão de Maruim um pelotão de carros alegóricos representativo das inovações tecnológicas da humanidade, desde a invenção da imprensa até os nossos dias.
Na sequência, um grupo de alunos do Colégio Estadual Francisco Rosa exibiram seus protótipos de robótica, outra inovação tecnológica presente nas salas de aula da rede estadual.
Em seguida a banda Percussiva do Instituto de Educação Rui Barbosa desfilou puxando a Escola Estadual Dr. Manoel Luiz. Os estudantes do Colégio Estadual Professor João Costa vieram para a avenida com seu corpo de Bandeiras e sua Banda Percussiva, sendo acompanhados logo na sequencia, pelos estudantes do Colégio Estadual Petrônio Portela e em seguida pelo Estadual Camelio Costa.
A banda do Colégio José Alves do Nascimento encantou o público presente. Criado em 18 de março de 2004, o colégio oferece turmas dos ensinos fundamental, médio, EJAEF e EJAEM. Possui atualmente 953 alunos, sendo que 70 estão participando do Desfile Cívico e 55 estudantes compõem a Banda.
O Pelotão de Bandeiras é composto por 15 alunos e o regente/Instrutor da Banda é Max William Ramos de Souza Santos. Logo em seguida veio a Escola 24 de Outubro. Ao todo, 60 alunos participam do desfile cívico e 50 estudantes fazem parte da banda. O regente instrutor é Daniel de Campos Silva. O 24 de Outubro foi criado em 30 de setembro de 1976, e oferece atualmente o ensino fundamental (6º ao 9º anos), ensino médio (da 1ª à 3ª série), EJAEF e EJAEM.
A escola seguinte foi o Colégio Estadual Nelson Mandela, que oferece o Ensino Fundamental e Ensino Médio Inovador. Em 2016, passou o antigo Colégio Médici passou a se chamar Colégio Estadual Nelson Mandela. A unidade de ensino apresenta metodologia diferenciada de ensino, e durante o ano letivo desenvolve projetos que visam à ampliação do conhecimento e da aprendizagem como: A semana da qualidade de vida com incentivo a uma alimentação saudável; Jogos Internos com incentivo à prática de esportes, Feira de Ciências, aprendendo da teoria à pratica; Sexta Cultural abordando a literatura de Cordel, poesia, redação, entre outros; Projeto de Robótica e a Gincana Cultural, nos quais o aluno amplia os seus conhecimentos através da pesquisa de diversos temas.
Na sequência do Desfile Cívico Estudantil entrou na avenida Barão de Maruim o pelotão de bandeiras do Colégio Estadual Barão de Mauá, que tem como um dos destaques sua Banda de Percussão Barão de Mauá, composta por 60 componentes, tendo como maestro Joel Francisco Santos.
O Colégio Estadual Olavo Bilac desfilou logo em seguida. A unidade atualmente atende a 748 alunos matriculados, tendo 100 participantes no desfile Cívico e 30 estudantes na banda.
Com sua banda fundada em 1990, o Colégio Estadual Governador Valadares vem desde então se destacando nos desfiles e concursos dos quais participa. É formada por alunos, ex-alunos e comunidade. É comandada pelo instrutor Lauro Marcelino Menezes.
Com uma Banda Marcial composta de 40 alunos, tendo como comissão de frente 16 alunos que compõem o Pelotão de Bandeiras, desfilou pela Avenida os Estudantes do Colégio Estadual Valnir Chagas.
Os estudantes do Colégio Estadual Paulo Freire, antigo colégio Castelo Branco, desfilaram acompanhados do seu pelotão de Bandeiras e Banda Percussiva. Em 14//01/2016, o decreto governamental nº 30.156 muda o nome desse estabelecimento de ensino para Colégio Estadual Professor Paulo Freire, em homenagem ao grande educador pernambucano
E para encerrar o desfile das escolas estaduais de Aracaju, entrou na Avenida o Colégio Estadual Atheneu Sergipense e sua Banda Marcial.