ARACAJU/SE, 10 de setembro de 2025 , 16:37:26

Devotos prestam homenagens à Nossa Senhora Aparecida

Da redação, CS

Por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), este ano, as homenagens à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, tiveram algumas modificações para evitar aglomerações. Em Aracaju, no Santuário que leva o nome da Santa, localizado no conjunto Bugio, Zona Norte da cidade, o tema da festa é “Mãe Aparecida, Cuida Deste Povo Que é Teu”. A programação festiva com dozenário e missas começou no dia 30 de setembro e vai até esta segunda-feira (12), seguindo as recomendações sanitárias e com a participação de 75% do público dentro da igreja.

A procissão (que reúne desde 1983 milhares de devotos), com a imagem da Santa pelas principais ruas do conjunto não ocorrerá este ano, como também a tradicional peregrinação, que sai do bairro Siqueira Campos, até o Santuário do Bugio.

No dia 12, haverá missas. Às 6h (devotos), 8h (crianças), 10h (peregrinação), 15h (missa solene) e às 17h missa de encerramento.

Romaria

A tradicional romaria de Nossa Senhora Aparecida, que leva mais de 100 mil pessoas ao município de Aparecida, distante 93 km de Aracaju, vai acontecer este ano de forma virtual. “Decidimos não fazer por conta do coronavírus. É uma romaria com mais de 100 mil participantes. Imaginar toda a via, toda a BR, com 100 mil pessoas é um risco grande para a cidade e todo o povo sergipano que por aqui passa no período da romaria”, disse o padre Felipe Serafim.

A romaria virtual, que acontece no dia 12 de outubro, será transmitida através do canal do YouTube: Missão Aparecida. “Quem quiser participar conosco da romaria virtual, rezar conosco no dia 12, é só acompanhar os meios de comunicação da nossa Paróquia, através do canal do YouTube Missão Aparecida”, disse o padre. Ele orienta aos romeiros que todo ano vai ao município que faça a romaria virtual, que participe de casa. “Tem muita gente dizendo: padre eu vou fazer mesmo assim a minha promessa. Peço que deixem para o próximo ano, em 2021”.

A realização da romaria de Nossa Senhora Aparecida completa 17 anos no neste 12 de outubro. A festa que atrai milhares de romeiros de várias partes do país, desde 2015 é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe, através da Lei Estadual nº 63/2015, e faz parte do calendário festivo oficial do estado.

Você pode querer ler também