Em comemoração ao Dia da Sergipanidade, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e a Secretaria Especial de Cultura (Secult) prepararam uma vasta programação para esta sexta-feira (24), com ações que integram o Festival da Sergipanidade. As atividades, gratuitas, acontecem em três locais simbólicos da história e identidade cultural do estado: Complexo Cultural Gonzagão, Centro de Aracaju e São Cristóvão.
No Complexo Cultural Gonzagão, no bairro Farolândia, em Aracaju, a programação começa às 14h com a oficina de arte com palha de ouricuri, conduzida pela artista Cristiane. Às 16h, será a vez da oficina de cerâmica tradicional, ministrada por Douglas. Ambas as oficinas são gratuitas e possuem vagas limitadas a 20 participantes, sem necessidade de inscrição prévia. À noite, o público poderá conferir a apresentação musical de Maria Cristina, seguida do desfile da segunda edição do Sergipe Fashion Day, que reunirá 17 estilistas e 75 modelos, promovendo a moda criativa sergipana.
Já no Centro de Aracaju, as festividades começam às 15h, com concentração na Rua João Pessoa. Um cortejo cultural percorrerá as ruas da cidade, trazendo grupos tradicionais sergipanos, como o Samba de Coco da Barra (Barra dos Coqueiros), Batucada Buscapé (Estância), Reisado Cheiroso do Quilombo (Laranjeiras), Caceteiras de Mestre Rindá (São Cristóvão) e Zabumbadores de Vila Lourdes (Aracaju).
Em São Cristóvão, as atividades começam às 19h, na Praça São Francisco. A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) apresenta o concerto do projeto itinerante Orquestra na Estrada, com um repertório dedicado à música sergipana. Entre as obras, estão Sergipanidade, de Fabiano Santana, Viver Aracaju, de Ismar Barreto, Cheiro da Terra, de Cláudio Miguel e José de Gouveia, e Fazenda Velha, de Erivaldo de Carira. Na sequência, será exibido o filme Morena dos Olhos Pretos, uma biografia da cantora Clemilda, a Rainha do Forró, dirigida por Isaac Dourado. A exibição faz parte da quarta edição do projeto Cinema na Praça, que oferece filmes sergipanos gratuitamente à população.
A programação em São Cristóvão também destaca a rica tradição folclórica local, com a apresentação do grupo Samba de Coco da Ilha Grande, liderado pela Mestra Dona Madá, reconhecida como Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana.
Festival Sergipanidade
O Festival Sergipanidade, que segue até o domingo (26), celebra a identidade, história e os saberes do povo sergipano. Com uma programação variada, o evento oferece debates, exposições, rodas de conversa, apresentações de dança, circo e teatro, lançamentos de livros e homenagens a personalidades e patrimônios vivos culturais. Toda a programação é gratuita e está espalhada por diversos espaços culturais do estado, convidando todos a vivenciarem a riqueza da cultura sergipana.
*Com informações Secom




