ARACAJU/SE, 24 de novembro de 2024 , 22:57:28

logoajn1

Dia das Crianças: Soluções antifraude podem evitar perdas de R$ 1,1 bilhão na semana, projeta Serasa Experian

 

 

Nesta Semana do Dia das Crianças (7 a 13 de outubro), uma das datas comemorativas que mais movimenta o comércio, a Serasa Experian projeta que sejam evitadas mais de 201 mil tentativas de golpes por meio de soluções antifraude, aplicadas durante autenticações de segurança. Se efetivadas, as diligências poderiam causar mais de R$ 1,1 bilhão em perdas para consumidores e empresas. Considerando apenas o final de semana (11 a 13 de outubro), a estimativa é que sejam detectadas 86,5 mil ocorrências fraudulentas, das quais gerariam perdas no nível de R$ 484,4 milhões.

 

“O grande volume de dinheiro transacionado em datas comemorativas como essa chama a atenção dos golpistas, que ficam à espreita para cometer crimes. Por isso, é importante que os consumidores e as empresas estejam atentos para evitar se tornarem vítimas. É fundamental que as empresas utilizem ferramentas capazes de barrar essas tentativas, garantindo, assim, a segurança e confiabilidade do consumidor em suas marcas. As proteções em camadas podem e devem ser utilizadas para garantir um ambiente de compra cada vez mais seguro, não só em datas sazonais, mas durante todo o ano. Elas contemplam etapas como biometria facial, verificação cadastral e de documentos, validação de dispositivos, entre outras modalidades a depender da necessidade de cada negócio”, declara o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Caio Rocha

 

Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude produzido mensalmente pela datatech, de janeiro a maio deste ano foram contabilizadas mais de 4,4 milhões de tentativas de fraudes que, se fossem efetivadas, teriam resultado em mais de R$ 25,1 bilhões em perdas para as empresas e os consumidores.

 

“Reconhecer práticas fraudulentas é fundamental para que os consumidores e as empresas possam se proteger. Combinar tecnologia antifraudes com a educação do consumidor é crucial para um ambiente virtual mais seguro”, afirma Rocha.

Prevenção em primeiro lugar: dicas para se proteger

Além de empresas implementarem sistemas antifraude tecnológicos e avançados, a conscientização dos consumidores é fundamental para a prevenção de fraudes. Confira as dicas para evitar se tornar vítima de golpes:

 

Consumidores:  

  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador e aplicar golpes. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que induzem o consumidor a inserir seus dados ou contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

 

Empresas: 

  • Solução em camadas: com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação seja garantida, com o mínimo de atrito possível em sua experiência. Nesse sentido, a Serasa Experian tem soluções modulares inteligentes que possibilitam oferecer uma experiência segura ao cliente final. Com combinação de big data, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem blindar seus negócios contra fraudes mantendo a melhor experiência para seu usuário;
  • Faça a análise de compras: invista em camadas preditivas antifraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo;
  • Verifique cadastros: contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é uma estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;
  • Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.

 

Metodologia

A Serasa Experian estimou o risco das fraudes no Dia das Crianças de 2024 a partir dos dados do mesmo período de 2023, quando ocorreu uma tentativa de fraude a cada 3 segundos.

Você pode querer ler também