ARACAJU/SE, 10 de agosto de 2025 , 0:15:35

Dia dos Pais: filmes e séries que refletem sobre paternidades

 

O Dia dos Pais está chegando e nada melhor do que usar uma parte desse dia especial para sentar no sofá e ver filmes e séries com o paizão. Separamos uma lista de produções que refletem sobre as paternidades existentes e mostram exemplos de pessoas que se dedicam a proporcionar uma vida de qualidade para seus herdeiros, independente da realidade em que estão.

E, para quem prefere ir ao cinema ver um filme bem família, está em cartaz “Sexta-Feira Mais Louca Ainda”.

“À Procura da Felicidade” (2006)

Chris Gardner (Will Smith) é um pai que enfrenta sérios problemas financeiros e batalha para manter a família unida, mas sua esposa decide ir embora. Com isso, ele fica solteiro e responsável por cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de 5 anos.

Os dois passam a dormir em abrigos, estações de trem e banheiros para ter um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão. Disponível no Telecine e no Youtube Filmes.

“O Rei Leão” (1994)

O filme destaca a forte ligação entre Simba e seu pai, Mufasa, que o guia com ensinamentos de coragem e honra. A perda de Mufasa marca profundamente Simba, moldando sua jornada de amadurecimento. Mesmo ausente, o pai continua presente como inspiração e força moral. Disponível no Disney+.

“A Vida é Bela” (1997)

O judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué (Giorgio Cantarini) são levados para um campo de concentração nazista. Longe da mulher, ele usa imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo da violência. Disponível no Netflix e no Prime Video.

“Paternidade” (2021)

Após a esposa morrer no parto, Matt (Kevin Hart) se vê responsável por criar a filha do casal, tendo que lidar com dúvidas, medos, decepções e mamadeiras ao assumir a tarefa sozinho. Disponível no Netflix, no Youtube Filmes e no Apple TV.

“Capitão Fantástico” (2016)

Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida rotina de aventuras. Após a morte da mãe das crianças, a família embarca em uma jornada desafiadora pelo mundo real. O filme explora os conflitos entre liberdade e responsabilidade parental. Disponível no Prime Video, no Youtube Filmes e no Apple TV+.

“This Is Us” (2016–2022)

A série explora a paternidade sob várias perspectivas, principalmente por meio de Jack Pearson (Milo Ventimiglia), um pai dedicado, sensível e presente, que enfrenta os desafios de criar três filhos em tempos e contextos diferentes.

Também acompanha Kevin, Randall e Toby em suas próprias jornadas como pais, cada um lidando com inseguranças, traumas e aprendizados. Disponível no Disney+ e no Prime Video.

“Modern Family” (2009–2020)

A produção retrata a paternidade de forma diversa e afetuosa por meio de três figuras centrais: Jay (Ed O’Neill), Phil (Ty Burrell) e Mitchell (Jesse Tyler Ferguson).

Jay, pai mais velho e tradicional, aprende a lidar com mudanças geracionais e emocionais com seus filhos e netos. Phil é um pai divertido e dedicado, sempre tentando se conectar com os filhos com empatia e humor. Mitchell, como pai em um casal homoafetivo, enfrenta os desafios da paternidade moderna com amor e responsabilidade. Disponível no Disney+.

“Dois Homens e Meio” (2003-2015)

Na série, a paternidade é retratada de forma cômica e caótica através de Alan Harper (Jon Cryer), um pai divorciado que cria seu filho Jake (Angus T. Jones) com recursos limitados e muitos desafios.

A presença do tio Charlie (Charlie Sheen), solteirão irresponsável, contrasta com o estilo superprotetor de Alan, criando situações hilárias e tensas. Disponível na HBO Max e no Prime Video.

“Parenthood” (2010–2015)

No título, Zeek (Craig T. Nelson), o patriarca, enfrenta os erros do passado enquanto tenta se reconectar com os filhos adultos. Adam lida com as pressões de ser pai de uma criança autista, equilibrando firmeza e sensibilidade.

Crosby (Dax Shepard) aprende a ser um pai presente após descobrir que tem um filho, passando por uma grande transformação pessoal. Joel (Sam Jaeger) encara os desafios da paternidade e da inversão de papéis com a esposa. Disponível na Netflix.

“Single Parents” (2018-2019)

A série acompanha um grupo de pais e mães solteiros que se apoiam para equilibrar a criação dos filhos com suas próprias vidas pessoais. Nela, é mostrado como esses pais enfrentam os desafios de cuidar sozinhos dos filhos pequenos, muitas vezes abrindo mão de seus próprios desejos. Disponível no Prime Video.

Fonte: CNN Brasil

Você pode querer ler também