Cerca de 5 mil atendimentos estão previstos para este sábado (13) nos hospitais universitários da Universidade Federal de Sergipe em Aracaju (HU-UFS) e Lagarto (HUL-UFS), durante o Dia E do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas. A iniciativa integra um mutirão nacional que vai reunir cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, beneficiando pacientes que aguardam na fila do SUS.
Os mutirões receberão pacientes que aguardam por cirurgias, exames ou consultas, acelerando o acesso aos procedimentos já indicados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para Flávia Janólio, gerente de Atenção à Saúde do HU-UFS, a ação reflete um esforço conjunto da Ebserh e do Ministério da Saúde para reduzir filas e ampliar o atendimento.
“O Ebserh em Ação finaliza o ano com a sua última edição, em um esforço concentrado para aumentar o atendimento, facilitar o acesso dos usuários do SUS e atender às demandas que já estão há algum tempo aguardando na fila. Nas três edições deste ano, tivemos cerca de 80 cirurgias, 3.500 exames laboratoriais, tomografias, ecocardiografias, endoscopias e outros procedimentos. Mais de 300 profissionais, residentes e alunos participaram desta ação”, destacou.
O HUL-UFS, referência para a região centro-sul de Sergipe, também participa com cirurgias, exames e consultas, atendendo não apenas pacientes de Lagarto, mas de municípios vizinhos e até de outras regiões do estado. Segundo o gerente de Atenção à Saúde, Alexandre Machado, o Dia E representa o fortalecimento do SUS e a ampliação do acesso à saúde com qualidade, equidade e humanização.
“A cada mutirão conseguimos aumentar a oferta de serviços para a população. Isso demonstra que, quando mobilizamos esforços de forma integrada, conseguimos promover avanços significativos na assistência em saúde”, afirmou.
Procedimentos e especialidades
No mutirão, o HUL-UFS realizará cirurgias da mão, ortotraumatologia, aparelho digestivo e geral, além de exames laboratoriais, de imagem e consultas ambulatoriais em diversas especialidades. Já o HU-UFS concentrará esforços em exames de imagem, como tomografia, ressonância, densitometria óssea, ecocardiograma e endoscopia digestiva, além de exames laboratoriais, testes de caminhada e punções em mastologia. Também haverá cirurgias em vascular, otorrinolaringologia, geral, plástica, urologia e orofaciais.
Sobre o projeto
O Ebserh em Ação faz parte do projeto nacional de 2025, vinculado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo governo federal. O objetivo é ampliar o acesso a cirurgias e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país, reduzindo filas e tempos de espera no SUS. Desde seu lançamento, a iniciativa tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da rede Ebserh, envolvendo mutirões, turnos extras e a participação de residentes e alunos de graduação.
Rede Ebserh
O HU-UFS e o HUL-UFS fazem parte da Rede Ebserh desde 2013 e 2017, respectivamente. Criada em 2011, a Ebserh administra 45 hospitais universitários federais, apoiando o atendimento pelo SUS, a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação em todo o país.
*Com informações Ascom UFS




