ARACAJU/SE, 21 de maio de 2025 , 0:39:38

Diplomata vai a Divina Pastora conhecer renda irlandesa

Patrimônio cultural e imaterial de Sergipe, a renda irlandesa conta a história de milhares de artesãs e trabalhadores sergipanos. Em Divina Pastora, berço da renda no estado, o Governo de Sergipe avança na valorização e no fortalecimento dessa produção em nível internacional, estabelecendo conexões para que a renda seja repatriada à Irlanda. Com esse propósito, o embaixador do país no Brasil, Séan Hoy, foi recebido no município nesta terça-feira, 27, em uma visita mediada pela gestão estadual por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).

A intenção da recepção foi a de proporcionar o contato do embaixador e sua comitiva com a renda irlandesa, cujo saber-fazer se perdeu em seu país de origem. A solenidade, que ocorreu no Santuário Nossa Senhora Divina Pastora, contou com a participação das três associações de rendeiras que organizam a produção na cidade: a Associação das Rendeiras Independentes de Divina Pastora (Asdrin); a Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora (Asderen); e a Associação dos Artesãos, Pequenos Agricultores, Pecuaristas, Renda Irlandesa, Rendendê e Outros (Apric).

O embaixador Séan Hoy ressaltou a relevância do contato direto com as artesãs de Divina Pastora e do resgate histórico da tradição rendeira. “Gostaria de agradecer ao governador e aos secretários. Hoje é um dia muito especial. Estamos em uma igreja, e hoje é um casamento entre Sergipe e Irlanda. Também fazemos um convite ao governador para ir à Irlanda participar de um evento com nosso primeiro-ministro e outros representantes. Agradeço a todas as pessoas envolvidas nesse evento hoje, e pelos presentes. Estou muito feliz. Viva à renda irlandesa, viva a Sergipe”, comentou.

O governador Fábio Mitidieri se mostrou otimista em relação ao futuro da renda irlandesa a partir do contato com seu país originário. “É muito importante mostrar todas as nossas oportunidades, a nossa cultura e a nossa história para o embaixador. A gente recebeu hoje, inclusive, a informação de que vamos promover um encontro entre as nossas rendeiras e o pessoal da Irlanda. Vamos levar para lá, em missão. E isso é uma janela de oportunidade, também, para outros negócios que podem vir a se desenvolver a partir daí. É, portanto, um dia muito marcante”, avaliou.

Você pode querer ler também