ARACAJU/SE, 24 de agosto de 2025 , 1:21:18

Direita, esquerda e centro têm quase o mesmo índice de posicionamento político, diz pesquisa

Carlos Lins e Natália Bosco – O eleitorado brasileiro divide-se em 4 fatias mais ou menos equânimes que se descrevem como direita, esquerda, centro e os que não sabem se definir. Os dados são de pesquisa PoderData, realizada nesta semana- 2 a 4.ago.2021.

É a primeira vez que o PoderData questiona os entrevistados a respeito da sua inclinação política. Para isso, fez o enunciado: “Em geral, na política, você se identifica como uma pessoa: mais de direita; mais de centro; mais de esquerda; não sabe”. O resultado foi um mapa político de 4 partes de tamanho semelhante. Dentre os entrevistados, 24% afirmam-se de direita e 24% de esquerda. Outros 25% se dizem de centro e 27% declararam não saber como responder. Todas as diferenças ficam dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais da pesquisa.

O levantamento foi realizado no período de 2 a 4 de agosto de 2021 pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram 2.500 entrevistas em 491 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto. Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Estratificação

O tamanho dos grupos varia em segmentos distintos da população. Leia os destaques abaixo:
sexo – esquerda é maior entre os homens (29%); entre as mulheres, 33% não sabem responder;
idade – mais jovens tendem ao centro (48%) e a rejeitar a direita (6%);
região – centristas são mais frequentes no Centro-Oeste e no Norte: 34% e 33%, respectivamente;
escolaridade – 38% dos que fizeram até o ensino fundamental não sabem como responder; esquerda tem mais representação entre os que fizeram o ensino sperior (35);
renda – 36% das pessoas sem renda fixa ou que ganham até 2 salários mínimos não sabem responder; Nos mais ricos (+ de 10 salários),direita, esquerda e centro ficam perto dos 30% e indecisão cai para 7%.

Fonte: Poder360

Você pode querer ler também