ARACAJU/SE, 18 de setembro de 2025 , 19:53:23

Documentário que celebra 190 anos da Polícia Militar de Sergipe será lançado no Cinemark do RioMar Shopping, na segunda-feira (22), e posteriormente no YouTube da SSP-SE

 

A Polícia Militar de Sergipe (PMSE) completa, em 2025, 190 anos de história. Para marcar a data, a Diretoria de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com a PM-5, produziu o documentário ‘Ser Policial Militar – 190 anos da PMSE’, um longa-metragem que resgata a essência da corporação e sua importância como célula de defesa do corpo social. A produção integra uma série de documentários que busca revelar a ‘invisível essência’ das instituições que compõem a segurança pública sergipana. Em 2021, foi lançado ‘Ser Bombeiro’ e, em 2023, ‘Ser Policial Civil’. O lançamento do ‘Ser Policial Militar’ acontece em sessão exclusiva aos policiais militares na manhã da próxima segunda-feira (22), no Cinemark do RioMar Shopping.

O novo filme mergulha na trajetória da PMSE, destacando valores, desafios e a pluralidade que compõe a instituição. Ao todo, foram entrevistados 32 policiais militares, entre homens e mulheres, de diferentes idades, cores, graduações e postos da hierarquia. Representantes de todos os serviços da Polícia Militar participaram do projeto, resultando em mais de 50 horas de depoimentos colhidos ao longo de 18 meses de produção.

Para o diretor de Comunicação da SSP, Lucas Rosário, documentários como o ‘Ser Policial Militar’ revelam como é precioso o trabalho da segurança pública em sua essência de cuidar do cidadão sergipano. “Os documentários que estão sendo produzidos pela Dicom mostram como as instituições de segurança pública são vitais para que as pessoas possam viver bem. Não à toa, saímos de um cenário caótico, em 2016, com taxa de quase 60 mortes para 100 mil habitantes para a taxa de 16 mortes por 100 mil habitantes, o que passa por um esforço muito grande dos servidores. Então, esse documentário, além de mostrar os serviços para vários públicos, tem o objetivo também de impactar positivamente os servidores, que são verdadeiros heróis no seu dia a dia”, enfatizou.

Segundo o diretor do documentário, 3º sargento Sivirino Júnior, o projeto vai além do registro histórico. “Este filme é potente por mostrar a essência de uma instituição infinita. Ele se propõe a ser um manual audiovisual, que relembre a cada policial militar sergipano o valor e o papel que ocupa no corpo social”, destacou o diretor, ressaltando ainda a importância do trabalho coletivo conduzido pela equipe da Dicom/SSP.

Sivirino Júnior acrescentou ainda que o documentário sintetiza a solidez da instituição, alicerçada nos seus 190 anos de existência. “Todas as instituições têm data de criação, mas somente algumas têm vocação para durar para sempre. Assim é com a Polícia Militar de Sergipe: nasceu para não acabar, porque o final dela significaria a impossibilidade de viver em sociedade. Por isso, estamos produzindo este documentário, para evidenciar, através do audiovisual, a essência que forma a nossa amada instituição”, evidenciou.

O documentário será disponibilizado no YouTube da SSP, assim como as demais produções da série. A proposta é aproximar ainda mais a comunidade sergipana da Polícia Militar, fortalecendo os laços de confiança e reconhecimento. A série documental ainda terá duas novas produções. Em 2026, serão lançados Ser PCI e Ser SSP, completando o ciclo de filmes que revelam a identidade e os bastidores da segurança pública do estado.

Fonte: SSP-SE

 

Você pode querer ler também