ARACAJU/SE, 1 de julho de 2025 , 2:52:25

Dom Henrique Soares morre de covid-19 no Recife (PE)

Da redação, AJN1

O ex-bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju e atual bispo da Diocese de Palmares (PE), Dom Henrique Soares da Costa, 57, faleceu na noite deste sábado (18), vítima da covid-19. Dom Henrique estava internado desde o dia 4 de julho na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital São José na capital pernambucana. O corpo de Dom Henrique será sepultado na catedral do município de Palmares.

A morte de Dom Henrique foi confirmada pelo irmão dele, Adriano Soares da Costa. “Comunicamos com muita dor e com muita fé em Cristo e na Santa Igreja o falecimento de Dom Henrique Soares da Costa”, informou.

No dia 6 de julho o ex-bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju testou positivo para o novo coronavírus. Ele vinha dando sinais de recuperação, mas há dois dias precisou ser intubado e neste sábado não resistiu a doença.

Vida religiosa

Nascido em 11 de abril de 1963, em Penedo (AL), Dom Henrique fez seus primeiros estudos em Junqueiro e em Maceió (AL). De 1981 a 1984 fez o Seminário de Maceiro e, em 1984, recebeu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (UFA). De 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, e no Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo, no Paraná.

​Em 1990, volta para o Seminário de Maceió onde inicia a Teologia. No ano seguinte, vai para Roma e conclui a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.

Ordenado padre em 15 de agosto de 1992, Dom Henrique foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, na capital alagoana, de 1994 a 2009. Foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). Lecionou, ainda, no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda (PE), e no Instituto Sedes Sapientiae, em Recife (PE).

Na Arquidiocese de Maceió, foi membro do Conselho Presbiteral, do Cabido Metropolitano, do Colégio de Consultores; Vigário Episcopal para os leigos e coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes.

Dom Henrique foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar de Aracaju em 1º de abril de 2009. Ele permaneceu na capital sergipana até abril de 2014, quando foi transferido pelo Papa Francisco para Diocese de Palmares (PE).

*Com informações Arquidiocese de Aracaju

Você pode querer ler também