O arcebispo metropolitano de Aracaju, dom Josafá Menezes, está em Roma com uma missão muito especial. Hoje, 29, ele irá concelebrar a Santa Missa, Solenidade de São Pedro, durante a qual o Papa Francisco abençoará o Pálio, insígnia episcopal que será entregue aos arcebispos de Aracaju, Maceió, Fortaleza e Natal, todos nomeados recentemente.
Dom Josafá recordou que o Pálio “é o símbolo da missão pastoral do arcebispo”, é uma prerrogativa dos arcebispos metropolitanos como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.
Feito de lã de dois cordeiros, ele representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida. A peça tem o formato de um colar e é colocada sobre a casula nas celebrações eucarísticas.
O rito de imposição do Pálio irá ocorrer na Arquidiocese de Aracaju, durante Santa Missa presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, em data que será divulgada brevemente.
O retorno de dom Josafá a Aracaju está previsto para o dia 11 de julho.
Igrejas históricas – O arcebispo metropolitano de Aracaju, dom Josafá Menezes aproveitou a viagem para visitar igrejas históricas que estão sendo restauradas na Europa. Um dos locais visitados foi o Mosteiro Kremsmünster, na Áustria, de onde veio dom Ricardo Webeberger, seu antecessor em Barreiras-BA. Uma excelente oportunidade para conhecer de perto experiências bem sucedidas de restauração.
.