ARACAJU/SE, 24 de outubro de 2024 , 20:29:15

logoajn1

Dom José Palmeira Lessa: “Quaresma é um momento de encontro mais profundo com Jesus”

Da redação, AJN1

 

Hoje (10) é Quarta-Feira de Cinzas, o início da Quaresma, período de 40 dias após o Carnaval que tem por objetivo preparar os católicos a celebrar a Páscoa, data considerada a mais importante do calendário cristão.

 

Para a Igreja Católica, a Quaresma é a designação do período de 40 dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa., como explica o arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa.

 

“Sabemos que a Quaresma é a interiorização da mensagem de Jesus e de um encontro mais profundo com Ele. Nós somos seres humanos de muitas qualidades, mas também de muitas misérias e pecados. E Jesus é a expressão da misericórdia de Deus. Quem encontra Jesus, também encontra a misericórdia e purifica-se para a própria vida. A Quaresma é o caminho de preparação para a vida nova que está em Jesus e essa vida vai eclodir de uma maneira forte na Páscoa”, diz.

 

“Nesse período de Quaresma, o Senhor pede a nós o caminho de retorno a Ele para uma vida mais digna e de amor a Ele. E a quaresma é época de mudança, de rever comportamentos e atitudes, de fazer uma avaliação sobre sua conduta, de amadurecer espiritualmente através da penitência, de ter um controle maior sobre si mesmo. Na Quaresma, convidamos toda a sociedade a fazer essa reflexão, a fazer a conversão espiritual, a mudar de vida exercendo a humildade”, ratifica o presbítero.

 

Jejum

 

O jejum, para a Igreja Católica, é como uma recusa a algo desejável em prol de algo mais valioso: o relacionamento entre Deus e os homens. “O jejum proporciona maturidade espiritual que só é alcançada por quem tem autocontrole”, reforça Lessa, ao explicar que o jejum recomendado pela Igreja é de somente dois dias na semana: na quarta-feira e na sexta-feira para cristãos acima de sete anos (chamada idade da razão) e que não esteja passando por nenhuma debilidade física, doença ou tratamento que o jejum venha a prejudicar.

 

Missas de Cinzas hoje

 

As missas de Cinzas acontecem na Catedral Metropolitana de Aracaju. A primeira ocorreu às 7h, a segunda às 12h, a terceira logo mais às 16h30 e para finalizar à noite, por volta das 19h.
 

Você pode querer ler também