A força-tarefa da Prefeitura de Aracaju realizou na manhã deste domingo, 7, mais uma ação de fiscalização visando fazer cumprir as novas medidas restritivas para conter a propagação do novo coronavírus, previstas no decreto municipal n° 6.395/2021. Desta vez, a ação inspecionou todos os bares situados na faixa litorânea.
O resultado, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Silvio Prado, foi extremamente positivo, isso por todos os estabelecimentos estavam devidamente fechados, o que representa, na avaliação do major, respeito às novas normas estabelecidas pelos dos poderes executivos municipal e estadual.
“O panorama que a gente identificou é de que os bares respeitaram os decretos municipal e estadual no tocante ao fechamento. Presenciamos pessoas que vieram com suas famílias na faixa de areia da praia, totalmente isoladas, e de modo que a operação foi bem produtiva e que evidenciou o cumprimento dos decretos de fechamento dos bares nos fins de semana”, sintetizou Silvio Prado, mostrando-se satisfeito.
A força-tarefa é coordenada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania, por meio da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Aracaju e Procon Aracaju, com apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, e Secretaria de Saúde, via Vigilância Sanitária.
Vale lembrar que as medidas restritivas acontecem em virtude do aumento do número de ocupação dos leitos de UTI e de enfermarias dos hospitais públicos e privados, além do crescimento vertiginoso de novos casos e de mortes pelo vírus em Sergipe.
As fiscalizações acontecerão até o dia 21 de março, conforme consta nos decretos.
Balanço
Durante todo esse fim de semana, a força-tarefa fiscalizou estabelecimentos nos bairros 13 de Julho, Grageru, Luzia, Farolândia, Jardins e Inácio Barbosa, e centro comercial, além da extensão litorânea, totalizando nove notificações e sete orientações.