O grupo europeu EssilorLuxxotica, maior fabricante de óculos do mundo e dono de marcas como Ray-Ban e Oakley, está saindo da sua zona de conforto para comprar a marca nova-iorquina de moda street Supreme, do grupo americano VF, que também controla Vans, The North Face e Timberland.
Fundada em 1994 e conhecida por vestir principalmente os skatistas com moletons, camisetas e acessórios, a Supreme está sendo adquirida por US$ 1,5 bilhão, abaixo dos US$ 2,1 bilhões que a VF pagou em 2020 para comprá-la dos antigos acionistas, que incluíam fundos de private equity como Carlyle e Goode Partners.
A VF, que começou o ano com vendas em queda em todas as suas marcas, estava procurando um comprador para a Supreme pelo menos desde maio, quando contratou o Goldman Sachs para assessorá-la.
A Supreme, vale dizer, não está entre as maiores fontes de receita para o grupo. Enquanto The North Face, Vans e Timberland aparecem com resultados detalhados no balanço, a Supreme é incluída em “outras marcas”, linha que apresentou recuo de 3% na receita no primeiro trimestre em relação a igual período do ano passado, ao somar US$ 424 milhões.
Criada pelo designer nova-iorquino James Jebbia, a Supreme conseguiu furar a bolha dos skatistas ao ser aderida por outros nichos de públicos jovens que buscavam um estilo mais casual, ganhando o status de marca cool, mas recentemente passou a enfrentar o desafio de se manter desejada mesmo com a popularização e o avanço para outros países.
Com um modelo de venda direta ao consumidor, a Supreme conta com 17 lojas no mundo, presente também na Europa e na Ásia. Não há unidades no Brasil, embora a marca já tenha deixado o público brasileiro esperançoso quando postou em fevereiro um vídeo no qual um avião com uma bandeira da Supreme sobrevoava o Rio de Janeiro, exibindo o Cristo Redentor.
Sua nova dona, a EssilorLuxxotica, é um grupo que resulta da fusão que ocorreu em 2017 entre a italiana Luxxotica (que levou consigo as marcas Ray-Ban e Oakley), fundada por Leonardo Del Vecchio, com a fabricante francesa de lentes Essilor, em uma transação de 50 bilhões de euros. A empresa pretende, com a nova aquisição, expandir a linha de óculos da Supreme, com o lançamento de modelos inteligentes em parceria com a Meta, como fez com a Ray-Ban, segundo o Financial Times.
Ainda de acordo com o jornal britânico, o grupo europeu não tinha planos de ter um negócio de vestuário, mas viu na Supreme uma oportunidade única de acessar o consumidor mais jovem. Em comunicado, a empresa disse que a aquisição oferece uma “conexão direta com novos públicos, idiomas e criatividade.”
Fonte: Pipeline Valor