ARACAJU/SE, 29 de novembro de 2024 , 10:25:35

logoajn1

Dormir com o ventilador ligado faz mal? Entenda os efeitos do hábito

 

Você tem o costume de dormir com o ventilador ligado, mesmo nos dias mais frios? O hábito pode ser prejudicial ao sono e à saúde, segundo a Sleep Advisor. Entre as possíveis consequências estão a produção excessiva de muco e até dor muscular.

O vento pode causar um ressecamento do ambiente – a depender do nível do ressecamento, o corpo pode produzir excesso de muco para compensar a falta de umidade. Isso facilita narizes entupidos e dores de cabeça e nos seios da face, por exemplo.

Pele, olhos e bocas também podem ficar ressecados. Segundo Fernanda Chauvin, bioquímica especialista em dermatocosméticos e CEO da Ellementti Dermocosméticos, isso pode levar a sensibilidade da pele.

Segundo a farmacêutica Alexandra Lemos, da Galena, esses efeitos podem se intensificar durante o outono e inverno. “Isso pode facilitar a aparição de problemas respiratórios e também alérgicos, pois o ventilador tende a acumular poeira e a movimentá-la por todo o ambiente”, diz. Fernanda conta que essas partículas ainda podem favorecer o aparecimento de acne e rosácea.

O ressecamento e a alergia, conforme Fernanda, ainda podem acontecer com o uso do ar-condicionado. Quando o uso do ventilador não pode ser evitado, a indicação da bioquímica é o uso de hidratantes, consumo de água e uso umidificadores de ar ou tigela de água, que evaporará e aumentará a umidade relativa do ar.

Além disso, ao dormir com o ventilador ligado, a concentração do ar frio pode deixar o corpo tenso e causar cãibras, assim, é possível que você acorde com dores musculares.

Apesar disso, o ventilador é uma boa maneira de refrescar as noites mais quentes e promover a circulação do ar. O seu som também ajuda algumas pessoas a dormir em lugares que possuem muito barulho na vizinhança.

No entanto, Alexandra pondera que, mesmo facilitando na hora de dormir, “ele não garante a higiene do sono” e há maneiras mais eficazes de alcançá-la. “A forma de fazê-la corretamente é diminuindo a luminosidade do quarto. Quanto mais escuro, mais potencial reparador tem o nosso sono, por isso se afastar das telas da TV e do celular 30 minutos antes de dormir também ajuda muito”, exemplifica.

É importante considerar os seus efeitos e, quem sabe, adaptar o seu uso. “É necessário ter uma distância da pessoa e usar ventilador que gira, para que o vento não vá diretamente sobre a pele”, sugere Fernanda. Desligar o aparelho no meio da noite ou encontrar algum ventilador que se desative automaticamente após determinado tempo é outra opção.

Fonte: Casa e Jardim

Você pode querer ler também