Equipes do Grupo de Operações Especiais (Gope) e Grupo Tático Operacional (GTOP), com o apoio de guardas e agentes prisionais apreenderam drogas, aparelhos celulares, carregadores, chips e “chuços” – armas artesanais durante uma vistoria no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) em São Cristóvão. A ação aconteceu nesta quinta-feira (12) na Ala A do Pavilhão 1.
A operação, que teve o apoio do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), é um procedimento de rotina. No entanto, no caso de ontem, também havia a suspeita de que um plano de fuga estaria prestes a se executado por internos da unidade. e caso, houve também a suspeita de tentativa de fuga por parte dos presos.
Segundo o diretor da unidade, Cláudio Ferreira, “alguns internos estavam sendo indisciplinados e chegaram a ameaçar os guardas em algumas situações”. Foram encontrados pouco mais de 1,3 kg de maconha, 120 chuços – dentre eles 13 facas artesanais -, 12 aparelhos celulares, carregadores e chips.
A ala A abriga atualmente 175 internos e três deles já foram ouvidos sobre o material encontrado. O setor de disciplina, segundo o diretor, vai apurar quais os presos estão envolvidos e como os objetos entraram na unidade. A análise do material está sendo realizada através dos conteúdos encontrados nos celulares e cartões de memória para assim, chegar aos donos dos aparelhos.
*Com informações Ascom Sejuc