Dois colombianos, suspeitos de envolvimento em um esquema de agiotagem na região do Baixo São Francico, foram presos pela equipe da Delegacia de Neópolis. Com eles foram apreendidos uma soma elevada em dinheiro e cartões com anotações sobre valores e empréstimos.
“As anotações revelaram que os investigados concediam empréstimos financeiros a populares, comerciantes e empresários locais, que buscavam crédito devido a necessidades financeiras urgentes. Eles circulavam diariamente pela região, oferecendo dinheiro a juros elevados e realizando as cobranças pessoalmente”, explicou o delegado Kherton Rafael.
O caso começou a ser investigado após denúncias que indicavam a ação de estrangeiros, que estariam emprestando dinheiro com juros que chegavam a 20%, caracterizando o crime de usura pecuniária, conforme previsto na Lei de Crimes Contra a Economia Popular.
As investigações avançaram e após a identificação da dupla, ela foi presa nesta segunda-feira, no município de Neópolis. No momento da prisão, os policiais encontraram anotações com os nomes dos alvos dos empréstimos, além de uma soma em dinheiro.
Os colombianos foram autuados em flagrante e foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de agiotagem. Devido à gravidade dos delitos e à possível conexão com outras atividades criminosas, os procedimentos policiais lavrados serão encaminhados à Polícia Federal, que dará prosseguimento às investigações.
A Polícia Civil solicita que informações e denúncias sobre crimes e suspeitos de ações criminosas sejam repassadas à polícia por meio do Disque-Denúncia no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.
*Com informações Ascom SSP