Como incentivar a leitura de livros físicos nas gerações digitais? Para a edtech brasileira Dentro da História, a lógica é clara: faça das crianças os protagonistas.
Mesmo com mais de 30 marcas licenciadas, trabalhando personagens de marcas como Disney e Mattel, os títulos originais da plataforma de livros infantis personalizados representam 23% de todas as vendas e estão em primeiro lugar no Clube de Assinaturas da empresa, lançado em 2019.
Os livros personalizados da DDH inserem a criança na história. Os pais podem personalizar todos os títulos disponíveis na plataforma online da marca e criar um avatar com características físicas das crianças, como tom de pele, cor de cabelo e olhos, estilo de roupa e acessórios.
“Quando começamos, nosso primeiro objetivo foi colocar as crianças dentro da história ao lado dos personagens que elas já amavam. Com o tempo, fomos recebendo cada vez mais pedidos das famílias por temas específicos, e vimos a oportunidade de produzir conteúdos originais para atender a essa demanda”, disse o fundador da edtech, André Campello.
Só em 2020, foram vendidas cerca de 90 mil unidades desses títulos que oferecem um leque de temas essenciais para o desenvolvimento infantil, como: o reconhecimento de emoções e como lidar com elas; relações sociais e respeito com o outro; autoestima e autocuidado; imaginação e criatividade.
Até o final deste ano, a expectativa é que sejam superadas as 100 mil unidades dos originais. A edtech também convida escritores importantes do mercado literário para produzirem histórias originais, criando um equilíbrio na oferta entre os títulos autorais e os licenciados.
Somando os dois formatos, são mais de 130 livros disponíveis no portfólio responsáveis por um faturamento anual acima de R$ 20 milhões. Para comparação, em 2020, os dois livros mais vendidos do Brasil venderam pouco mais de 100 mil unidades cada, segundo a PublishNews, portal especializado no mercado editorial.
Fonte: Exame