ARACAJU/SE, 24 de maio de 2025 , 1:12:08

Eduardo Lima de Matos é promovido ao cargo de procurador de Justiça do Ministério Público de Sergipe

 

Em sessão extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público de Sergipe (MP/SE), realizada nessa quinta-feira (13), o promotor de Justiça Eduardo Lima de Matos foi promovido, por critério de antiguidade, ao cargo de procurador de Justiça. A sessão solene de posse do procurador de Justiça será no dia 20 de junho, às 10h, no auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, no edifício-sede do MP sergipano.

O procurador-geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, desejou boas-vindas ao novo integrante do Colegiado. “Parabenizo o colega Eduardo Lima de Matos pelo seu ingresso ao Colégio de Procuradores. Ele tem inúmeros serviços prestados ao MP/SE e à sociedade sergipana. Desejo muito sucesso nesta nova empreitada e que possamos avançar cada vez mais no nosso fortalecimento enquanto instituição”, ressaltou.

Breve biografia do novo procurador de Justiça

Eduardo Lima de Matos nasceu em 7 de julho de 1963, no município de Boquim. Graduou-se em Ciências Jurídicas (Direito) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), instituição por onde também alçou o título de doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Concluiu pós-doutorado em Direito Ambiental na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ingressou no Ministério Público de Sergipe e atuou nas Promotorias de Justiça de Boquim, Estância, na 13ª Promotoria de Justiça Cível de Aracaju e na 10ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, Meio Ambiente, Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural e Relevância Pública.

Foi presidente da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), diretor da Escola Superior do MP/SE e do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico (Gaema).

No período de 2013 a 2016, afastou-se da carreira no MP/SE e foi secretário de Meio Ambiente de Aracaju, quando estruturou toda a gestão ambiental da capital sergipana. Ao longo da trajetória profissional, são 42 anos dedicados ao serviço público, 36 deles no Ministério Público de Sergipe e 33 como professor associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS). É autos dos livros ‘Autonomia Municipal e Meio Ambiente’ e ‘A Crise Hídrica’, pela Editora Del Rey.

Você pode querer ler também