ARACAJU/SE, 2 de dezembro de 2024 , 4:44:11

logoajn1

Edvaldo acompanha atuação das equipes da PMA na avenida Pedro Calazans

 

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou neste domingo (1º), o trabalho das equipes da Prefeitura de Aracaju na avenida Pedro Calazans, no bairro Getúlio Vargas, após o rompimento de uma adutora da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que provocou a abertura de uma cratera na via. Assim que tomou conhecimento do incidente, que atingiu estabelecimentos e residências da região com a entrada de lama, areia e água, o gestor se dirigiu ao local para orientar os órgãos municipais e se solidarizar com os moradores e comerciantes afetados.

Desde que o caso foi notificado, nas primeiras horas deste domingo, equipes da Defesa Civil de Aracaju, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e da Assistência Social estão no local para atender a ocorrência. De acordo com Edvaldo, o foco de trabalho está na recuperação dos estragos provocados e no atendimento aos proprietários dos imóveis acometidos pelo incidente.

“Vim aqui pessoalmente, na região da avenida Pedro Calazans, para acompanhar a força-tarefa que mobilizamos com as equipes da Prefeitura com o intuito de fazer, o mais rapidamente possível, a recuperação da via. Todos os órgãos públicos operacionais da gestão, como a Defesa Civil, a Emurb, a Emsurb, a SMTT e a Assistência Social, foram acionados e estão atuando, juntamente com a Companhia de Saneamento de Sergipe, a Deso, e com o Corpo de Bombeiros para atender as demandas e minimizar, ao máximo, os impactos para as pessoas e para a cidade”, destacou.

Edvaldo também salientou que, apesar do estrago estrutural significativo, não houve o registro de vítimas, e enfatizou que a avenida ficará interditada para o trabalho de recuperação completa da tubulação de água e do pavimento. “Esta é uma região muito importante da cidade, mas para que a avenida seja recuperada, manteremos ela interditada por algum tempo, até que a obra fique pronta. Por isso, já estamos tomando as medidas necessárias para fazer as alterações no trânsito na localidade. Manteremos a população informada e seguiremos empenhados para que, o mais breve possível, tudo esteja resolvido”, frisou.

Força-tarefa

As equipes da Prefeitura, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMS) estão atuando em conjunto, ao lado da Deso, para solucionar os problemas causados pelo incidente. No local, a Defesa Civil de Aracaju realizou uma avaliação de risco estrutural nas edificações próximas à área colapsada e dois imóveis foram interditados por impossibilidade de acesso. A SMTT também está no local para organizar o trânsito e um trecho da avenida Pedro Calazans está interditado, desde o cruzamento com a rua São Cristóvão até a avenida Coelho e Campos.

Equipes da Deso trabalham intensamente na troca da adutora rompida e na retirada dos materiais que colapsaram. Enquanto isso, a Emsurb mantém em atuação seis equipes com 66 trabalhadores, além de seis caminhões, para a limpeza das ruas e dos estabelecimentos comerciais atingidos pela lama.

O monitoramento do local continuará até que todas as ações sejam concluídas e a área seja liberada, com segurança. A Prefeitura reforça que a situação está sob controle e que todos os esforços estão sendo feitos para restabelecer a normalidade, o mais breve possível.

Fonte: AAN

Você pode querer ler também