ARACAJU/SE, 21 de setembro de 2025 , 20:21:05

Edvaldo diz que vai estudar possibilidade de retomada de eventos sociais e culturais  

Da redação, AJN1

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) se reuniu no final da manhã desta sexta-feira (21), com representantes da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape-SE), com o objetivo de discutir a retomada das atividades culturais e de eventos, um dos setores mais afetados pelos decretos governamentais durante a pandemia da covid-19. Na ocasião, a direção da Abrape-Se entregou um protocolo com as normas que permitem a reabertura desse segmento já a partir do início de setembro.

O gestor municipal recebeu o protocolo e disse que vai entregar o documento para análise do Comitê de Operação de Emergência (COE), assim como para a Secretaria Municipal de Saúde e técnicos do governo do Estado.

“Foi uma reunião muito positiva. Eles apresentaram um protocolo para a retomada paulatina dos eventos. Vamos encaminhar para o setor de saúde para estudar esse protocolo, mas considero que a proposta deles é muito importante, porque sabemos que um dos setores mais afetados da pandemia é o setor de eventos. Os artistas pararam de fazer shows, os espetáculos, de teatro, os cinemas, então, é uma cadeia produtiva muito importante da cultura que foi muito afetada”, destacou o prefeito.

Edvaldo disse ainda que a queda do número de infecção e de mortes, bem como da diminuição do número de ocupação de leitos de UTI, possibilitaram o processo de reabertura de diversos segmentos, enquadrados na fase amarela, como shoppings e bares. Com a fase verde, que pode ser instituída no dia 29, o setor de eventos pode ser contemplado, mas isso será decidido após reunião no mesmo dia.

“Recentemente, autorizamos a reabertura dos bares, shoppings, e a próxima etapa, a fase verde, será justamente a reabertura do setor de espetáculo, inclusive música ao vivo em bares, todos eles obedecendo protocolos de distanciamento social. Vamos submeter essas propostas ao Coged, do Governo, e ao COE, além da Secretaria de Saúde. Mas acho que o protocolo apresentado é o que deverá ser feito a partir da fase verde. No dia 29 de agosto, vamos ter uma reunião para, nessa reunião, olharmos os dados e vermos se entraremos na fase verde ou não. A tendência é que entre, mas não podemos confirmar isso antes da reunião”, conclui Edvaldo.

“Trouxemos um protocolo para a retomada de eventos pós-pandemia e sugestões para os pequenos eventos a nível social. Temos a sensibilidade de entender que eventos grandiosos ainda terão que aguardar a chegada da vacina, mas é necessária a retomada para eventos sociais, esportivos, a nível de drive-in, teatro com 30% da capacidade e tudo com as devidas precauções. Esta foi a nossa sugestão para que os profissionais voltem a trabalhar”, afirma o diretor regional da Abrape Sergipe, Fabiano Oliveira.

 

Você pode querer ler também