O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), instituiu, na última quinta-feira (4), a Estratégia Governo Digital (EGD), que estabelece diretrizes e promove a articulação das ações voltadas à transformação digital no estado. A iniciativa visa a ampliar os benefícios à população por meio do maior acesso às informações oficiais, qualidade dos serviços e fortalecimento da participação cidadã e do controle social.
A EGD, instituída por meio de decreto, trata do uso estratégico das tecnologias para impulsionar a administração pública, otimizar processos internos, aprimorar a entrega de serviços aos cidadãos e empresas, aumentar a transparência, além de promover uma participação social ampla. Entre os princípios orientadores da Estratégia destacam-se a acessibilidade, a inclusão digital, a transparência, a confiabilidade e o foco no cidadão. Esses valores sustentam a construção de um governo digital que ofereça serviços mais simples, intuitivos e disponíveis em múltiplos canais de atendimento, garantindo segurança e respeito à privacidade dos usuários.
O secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, enfatizou a importância da Estratégia para os avanços em transformação digital no estado. “Com a Estratégia Governo Digital, estabelecemos diretrizes claras, definimos prioridades e garantimos a efetiva implementação de soluções inovadoras em toda a rede digital dos órgãos governamentais. A estratégia permitirá que o Governo alinhe suas iniciativas às melhores práticas internacionais e, com isso, promova a inclusão digital, redução da desigualdade no acesso à tecnologia e fortalecimento da participação cidadã”, ressaltou.
A iniciativa engloba o biênio 2026-2027 e deriva da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), lançada pelo Governo Federal com o objetivo de estabelecer uma trajetória digital voltada ao cidadão, em que os dados e a transformação digital garantem a efetividade das políticas e dos serviços públicos.
Para a gestora governamental da Seplan, Andrea Macedo, a EGD ampliará a oferta de serviço público digital em Sergipe. “A Estratégia de Governo Digital é um marco na transformação digital do Governo de Sergipe, ao estabelecer princípios, diretrizes e metas que propiciarão um alinhamento das iniciativas e integração dos serviços digitais de todos os órgãos governamentais. A Estratégia de Governo Digital possibilitará o aumento da eficiência do gasto público na área de tecnologia e a ampliação da oferta de serviço público digital, proporcionando maior inclusão digital e redução das desigualdades no acesso às tecnologias em Sergipe”, destacou.
Diretrizes da EGD
A Estratégia está organizada em cinco áreas temáticas: Infraestrutura e Conectividade; Segurança da Informação; Serviços Públicos Digitais centrados no Cidadão; Dados e Inteligência para Políticas Públicas; e Habilidades Digitais. Esses eixos estruturam o conjunto de iniciativas necessárias para aprimorar a infraestrutura tecnológica, expandir o acesso à internet, integrar sistemas, promover o uso ético de dados e inteligência artificial e qualificar servidores e cidadãos para o uso seguro e eficiente das ferramentas digitais.
Com metas claras e indicadores de monitoramento contínuo, a Estratégia de Governo Digital de Sergipe busca elevar a maturidade digital do estado, padronizar práticas de tecnologia da informação, estimular a cooperação entre órgãos e promover a inovação como ferramenta para melhorar a qualidade das políticas públicas. O compromisso é avançar na construção de um ecossistema digital integrado, seguro e inclusivo, alinhado às necessidades da sociedade e às melhores práticas nacionais.
Foto: Richard Silva




