O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da seção de administração de urnas eletrônicas (SEAUE/STI), está participando do 13º Simulado Nacional de Hardware, que acontece no período de 1º a 18 de abril de 2024. O evento tem por objetivo identificar falhas de hardware, inclusive aquelas que se manifestam de forma intermitente ou em situações específicas, e registrá-las para análise posterior de suas causas e a identificação de soluções a tempo do pleito ordinário que será realizado, em primeiro turno, no dia 6 de outubro.
O processo simula uma eleição municipal com candidatos aos cargos de vereador e prefeito. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina a utilização de um percentual de urnas por modelos (2013-2022) para cada estado. Durante o período do simulado, em Sergipe, 283 urnas serão testadas – cada uma delas corresponde a uma seção eleitoral.
A votação é feita de maneira idêntica ao processo eleitoral real. Colaboradoras e colaboradores que participam do teste têm sua biometria cadastrada e são habilitados a votar. Ao final serão impressos os boletins de urnas e transmitidos ao sistema do TSE. Contabilizados os votos, o resultado é divulgado como no processo eleitoral real.
As etapas de testagem são: preparação do ambiente e configuração do pleito; replicação de eleitores com biometria e solicitação de geração de pacotes no intercad; identificação das caixas e etiquetagem das mídias; geração das mídias; atualizações de firmware e MSE/BIOS das urnas 2020 e 2022; carga das urnas e votação; transmissão das correspondências; transmissão dos BUs e registros de ocorrências.
Todo o processo de simulação será aberto à imprensa e a outros interessados em acompanhar o trabalho da Justiça Eleitoral. A votação simulada acontece das 9h às 15h, na sede do TRE-SE.