ARACAJU/SE, 30 de agosto de 2025 , 1:25:16

Em 2019, mais de 550 mil sergipanos viviam em domicílios sem abastecimento diário de água

Da redação, AJN1 | Matéria publicada às 15h31

Em Sergipe, no ano de 2019, o percentual de pessoas que estão distribuídas em domicílios onde não existe o abastecimento diário de água foi de 24,3% e na capital, Aracaju, de 6,3%. Para o estado, isso representa cerca de 558.660 pessoas. Levando em conta que uma das formas de prevenção à Covid-19 é por meio da higienização das mãos com água e sabão, estas pessoas podem ter sido afetadas pelo fato de residirem em domicílios onde este abastecimento não é diário.

Esses dados foram divulgados nesta quarta-feira (23), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o objetivo de subsidiar governos e a sociedade civil com informações estruturais sobre as condições de vida da população brasileira, no que se refere às condições de abastecimento de água, existência de banheiro e adensamento domiciliar em Sergipe, referentes ao ano de 2019. De acordo com o IBGE, estes dados poderão ser utilizados na construção de cenários e no monitoramento das políticas públicas voltadas ao combate da pandemia causada pela covid-19.

O estudo também observou a distribuição de pessoas residindo em domicílios por abastecimento diário de água pela rede geral e que conta com as devidas estruturas de armazenamento. Neste cenário, Sergipe tem 48,1%. Este percentual está acima do registrado na região Nordeste (41,1%), mas é abaixo do percentual nacional de 62,2%. Com isso, Sergipe apresenta o 4º maior percentual do Nordeste. O primeiro está no Ceará, com 50,6% e o menor, em Pernambuco, com 21,4%.

Na região metropolitana de Aracaju, este percentual sobe para 70,3%. Na capital, o percentual é de 80,9%, sendo o 2º maior do Nordeste com acesso ao serviço, atrás de Natal, com 82,9%.

Ainda em relação à rede geral de distribuição de água, também existem as pessoas que vivem em domicílios onde, apesar deste abastecimento ser diário, não existe uma estrutura para armazenar a água. No estado, este percentual é de 12,3% e em Aracaju, de 12%. No Nordeste, o maior percentual está no Piauí, com 33,2% e o menor em Pernambuco, com 5,4%.

Pessoas por domicílio

A pesquisa também investigou a distribuição de pessoas residindo em domicílios, por número de moradores. Em Sergipe, o maior percentual de pessoas vivem em domicílios com 3 moradores (27,8%), seguido de 4 moradores (25%) e 2 moradores (16,9%). Ainda, 10,7% das pessoas moram em domicílios com 6 pessoas ou mais. Em Aracaju, 29,3% das pessoas vivem em domicílios com 3 moradores, seguido de 22,8% com 4 moradores.

Em relação às pessoas que vivem em domicílios com renda domiciliar per capita menor que US$ 5,5, ou seja, que são consideradas como em situação de pobreza, 28,5% moram em um domicílio com 4 pessoas. Em Aracaju, 25,2% das pessoas nesta condição vivem em um domicílio com 5 moradores.

Segundo o IBGE, esses dados citados acima são importantes, já que no caso de isolamento domiciliar, a pessoa precisa ter um único cômodo para uso, com o objetivo de evitar a infecção de outros moradores do domicílio.

Você pode querer ler também