Sergipe tem o 3º melhor turismo do Brasil em 2024. A constatação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio/SP), que realizou um estudo por meio do Núcleo de Comunicação e Inteligência, no qual foram concluídos resultados importantes para a economia sergipana, com o posicionamento do estado no turismo nacional. A notícia positiva divulgada pela Fecomércio/SE é fruto das inúmeras ações do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), na promoção do destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas do país ao longo dos últimos dois anos.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ressalta que os números revelados na pesquisa são, sem dúvida, fruto do trabalho intenso e constante desenvolvido pela atual gestão estadual, por meio da Setur, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), na promoção do destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas do país. “Nunca se viu tantos turistas no estado como nos últimos dois anos, período da gestão de Fábio Mitidieri, que enxerga no setor um alavancador da economia, por meio da geração de empregos e renda”, afirma o secretário.
O estudo da Fecomércio/SP apontou que, até novembro do ano passado, o turismo sergipano cresceu 9%, no acumulado do ano, ficando atrás apenas de Minas Gerais e Bahia. Esse percentual de crescimento é quase o dobro da média nacional, já que o Brasil obteve 4,6% de elevação no faturamento dos empreendimentos de turismo.
Somente na variação mensal de novembro do ano passado, Sergipe aumentou a participação de recursos circulantes na atividade do turismo, em 9,7% diante de novembro de 2023. Foram mais de R$ 57,3 milhões investidos pelas pessoas nos empreendimentos de turismo do estado. Ressalte-se, ainda, que, segundo dados do estudo realizado pela entidade paulista, a movimentação econômica das atividades do turismo, entre janeiro e novembro de 2024, deixou R$ 560 milhões em Sergipe.
No detalhamento dos dados econômicos do estudo, observa-se que a hotelaria registrou aumento de 35,38% no movimento; crescimento de 26,65% nas contratações das locadoras de veículos; incremento de 22,90% no artesanato local; evolução de 25,55% no comércio de alimentos; e aumento de 20,81% na movimentação de vendas nas lojas. E até mesmo os vendedores ambulantes viram um aumento de 8,85% nas vendas.