Destaque na produção agropecuária de Sergipe, a citricultura será o tema central da 2ª edição do Citros Shows Nordeste. O evento, que acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, reunirá produtores, empresários, pesquisadores e autoridades para debater panorama, desafios e estratégias para o desenvolvimento do setor em todo o país. As atividades serão realizadas na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), localizada no bairro Jardins, Zona Sul da capital.
O Citros Shows Nordeste contará com um ciclo extenso de palestras. Entre os diversos temas, estão o papel do Nordeste na citricultura, a posição do Brasil na citricultura mundial, o uso de ferramentas digitais para o aprimoramento da citricultura, os desafios na produção de frutas cítricas e a qualidade das frutas para o processo industrial. Na medida em que reúne pequenos, médios e grandes produtores, especialistas, além de fornecedores de insumos e equipamentos, o evento também fomenta o networking e prevê a geração de mais de R$ 2 milhões em negócios.
A programação da 2ª edição do evento também inclui homenagens com a entrega de títulos de Honra ao Mérito e de Personalidade no Agro. Serão homenageados o governador de Goiás, Ronaldo Caido, pela contribuição ao agronegócio brasileiro; o pesquisador da Embrapa Orlando Sampaio Passos, pela contribuição à sustentabilidade da citricultura brasileira; o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), pelo trabalho desenvolvido no país; e o produtor e viveirista Joel Santos Araújo.
O acesso ao Citros Show Nordeste é gratuito e não necessita de inscrições prévias. O evento é uma realização da empresa Campos de Lima Consultoria, empresa sediada em Araraquara (SP), que atende citricultores nos estados de São Paulo, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com projetos de plantio e orçamentários, além de consultoria em alta produtividade.
Citricultura em Sergipe
Em Sergipe, a citricultura representa 81% das exportações. Os produtores derivados do setor também são destaque na economia sergipana. O suco de laranja, por exemplo, segundo pesquisas do Observatório de Sergipe, liderou as exportações no estado no ano de 2022. Já no ano de 2023, Sergipe respondeu por 99% do valor de exportações nordestinas de suco de laranja. Atualmente, Sergipe se mantém como o quinto produtor nacional de laranja e o segundo do Nordeste.