A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai implantar um esquema especial de trânsito no Centro da capital entre os dias 13 e 17 de fevereiro, sempre a partir das 13h, para garantir segurança viária e organização da circulação durante o Rasgadinho, um dos blocos de rua mais tradicionais da cidade. A operação contará com bloqueios temporários, desvios e reforço de agentes de trânsito ao longo do percurso do evento e nas áreas de shows, onde serão instalados três palcos na Avenida Pedro Calazans e nas ruas Boquim e Estância, no Centro.
A operação prevê interdições temporárias no trajeto do bloco, que terá início na Avenida Pedro Calazans seguindo pelas ruas Estância e Gararu, depois pela Avenida Edelzio Vieira de Melo com retorno pela Avenida Hermes Fontes e encerramento na Praça da Bandeira, onde serão realizados os shows. Também está previsto bloqueio na Rua Itaporanga até a Avenida Barão de Maruim, no período das 19h às 2h.
Além do trajeto do bloco, a operação também abrangerá os três palcos fixos montados na Avenida Pedro Calazans, Rua Estância e Rua Boquim. O palco principal será instalado na Avenida Pedro Calazans no segmento compreendido entre as ruas Maruim e Itaporanga, que também passará por interdição para a montagem nesta terça-feira (10), no período noturno. Já para a instalação das estruturas nas ruas Estância e Boquim, haverá bloqueios a partir da quarta-feira (11), nos trechos entre a Avenida Pedro Calazans e a Rua Siriri.
Como rota alternativa durante a montagem dos palcos, os condutores que seguirem no sentido centro devem convergir à direita na Rua Maruim, acessar a Rua Siriri, seguir pela Rua Itaporanga e, em seguida, virar à direita na Avenida Pedro Calazans, retomando o sentido Centro. Já no sentido sul, a opção é acessar a Rua Itaporanga, virar à direita, depois à esquerda na Rua Dom Bosco e, na Rua Maruim, seguir em direção à Avenida Pedro Calazans. Durante os dias do evento, a recomendação é priorizar corredores alternativos, como as avenidas Augusto Franco e Ivo do Prado.
O superintendente da SMTT, Nelson Felipe, destaca que a ação busca organizar o fluxo de veículos e, principalmente, preservar a segurança de quem vai participar da festa. “Estruturamos uma operação com bloqueios e desvios para diminuir a quantidade de veículos circulando na área do evento, garantindo um deslocamento mais tranquilo para todos. É um momento de alegria, mas a responsabilidade precisa vir em primeiro lugar. Se beber, não dirija”, reforçou.
Ao longo de toda a programação, equipes da SMTT e viaturas estarão posicionadas em locais estratégicos para orientar condutores e realizar os desvios necessários. A orientação é que o público observe a sinalização provisória, siga as instruções dos agentes e se programe com antecedência para evitar transtornos no deslocamento.




