O Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE) realizou no final da tarde desta segunda-feira (12), no Centro comercial da capital sergipana, a passeata denominada “Só a luta te garante”, alusiva à campanha salarial da categoria.
A passeata comemorou a adesão estadual na greve de 100% das instituições financeiras públicas (Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste), banco estadual (Banese) e os privadas (Itaú, Bradesco/HSBC, Santander).
No sétimo dia de greve, em Sergipe, a greve envolve 174 agências e postos de atendimento bancário. No Brasil, 11.531 agências e 48 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas. O número representa 48,97% de todas as agências do Brasil.
“Nesta terça-feira (13), temos de garantir força total na greve para ajudarmos na correlação de força favorável a nossa categoria. O Comando Nacional e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) terão nova rodada de negociação”, afirma Ivânia Pereira. O encontro do Comando com a Fenaban será em São Paulo. Na última rodada, os bancos apresentaram reajuste de apenas 7% no salário, dente outras propostas, como abono de R$ 3,3 mil. Os sindicalistas recusaram porque a proposta sequer cobre a inflação do período, representa uma perda de 2,39% para cada bancário e bancária", destaca Ivânia Pereira, presidenre da Seeb/SE.