ARACAJU/SE, 14 de maio de 2025 , 2:34:55

Em Sergipe, 76,6% das crianças e adolescentes vivem na pobreza

Da redação, AJN1

As “Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil” apresenta o resumo de um estudo inédito do Unicef sobre as privações que afetam crianças e adolescentes no País e os desafios atuais, que incluem o agravamento da insegurança alimentar e da pobreza extrema, além da piora da alfabetização e as persistentes desigualdades raciais e regionais.

O estudo evidencia que, em Sergipe, 76,6% da população de até 17 anos vive na pobreza. A pobreza a que esse dado se refere é mais do que privação de renda, tem a ver também com acesso a direitos básicos, como educação, saneamento, água, alimentação, proteção contra o trabalho infantil, moradia e informação.

+ Leia o estudo na íntegra.

Ainda relativo a Sergipe, a pobreza também desata outros problemas sociais relevantes, como a privação não monetária (60,1%); privação monetária (58,7%); analfabetismo (4,2%); trabalho infantil (6,7%); privação de moradia (4,4%); privação de água (9,7%); privação de acesso a banheiro e rede de esgoto (58,7%); e privação de acesso à internet e televisão (8,4%).

Com esta publicação, o Unicef quer contribuir com os governos e os tomadores de decisão em todos os níveis não apenas para o entendimento e o diagnóstico da pobreza multidimensional na infância e na adolescência, mas também para o seu enfrentamento.

Com informações do Unicef. 

Você pode querer ler também