A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informa que equipes da empresa seguem mobilizadas para a recuperação do trecho danificado da Adutora do São Francisco, no trecho que rompeu, no município de Capela, e trabalham com a expectativa de retomar integralmente a produção de água no decorrer deste domingo (14), caso não haja novas intercorrências.
Após avaliação técnica, a Deso realizou manobras emergenciais, na manhã deste sábado (13), que permitiram o desvio parcial da água captada para a segunda linha da adutora, com 1.000 mm de diâmetro. Com essa intervenção, será possível retomar, até o final do dia de hoje, cerca de 50% da produção da ETA João Ednaldo, o que permitirá a entrega de água tratada para distribuição pela Iguá Sergipe.
Na sexta-feira (12), a Adutora do São Francisco, com diâmetro de 1.200mm, sofreu um rompimento, ocasionado pelo desabamento da estrutura de concreto que sustentava parte aérea da tubulação.
Em função da ocorrência, a produção de água na Estação de Tratamento João Ednaldo, em Nossa Senhora do Socorro, foi interrompida temporariamente de forma preventiva, a fim de garantir a segurança do sistema e das equipes operacionais.
A Deso orienta a população a manter o uso consciente da água e continuará atualizando as informações conforme a evolução dos trabalhos.