Aos 77 anos, João Liparotti voltou às salas de aula. Professor doutor aposentado licenciado em Educação Física, área a qual se dedicou por cerca de 37 anos, uniu o tempo livre ao gosto por aprender e explorar um mundo ao qual já tinha certa aptidão: o do Jornalismo. Buscou um lugar para estagiar e encontrou na Rádio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Rádio UFS FM 104.7, um local de troca de experiências e aprendizado.
A história de Liparotti com a comunicação começou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição para a qual foi transferido, após passar alguns anos ensinando na Federal do Paraná. Sempre por perto de programas de rádio e TV, aprendeu, na prática, como apresentar um programa esportivo ao vivo e diário de 50 minutos ao precisar substituir outros servidores.
“Como professor experiente, eu tinha muito domínio do assunto, mas sabia que precisava aprender as técnicas. Então, durante a pandemia, iniciei a graduação em Jornalismo à distância, em uma faculdade particular e tenho me identificado muito”, disse o graduando, que está no último período do curso.
João Liparotti veio para Sergipe com a esposa logo após se aposentar, motivado pelo nascimento da primeira neta. Em seguida veio a segunda e ele fincou raízes na terra da mangaba. Iniciou o curso em 2021 e o trabalho de conclusão uniu a área que dominava à que está se formando, abordando a importância da democratização da informação para uma vida ativa e saudável.
Como estudante de jornalismo, se interessou, também, por cinema, e aproveitou uma oportunidade dada pela UFS ao ofertar, através do Núcleo de Pesquisa e Ações da Terceira Idade (Nupati), disciplinas da área do Departamento de Comunicação (DCOS/UFS) para pessoas acima de 60 anos. “Voltar a estudar na universidade pública tem sido muito interessante, e agora com colegas de 20 anos”, avaliou João Liparotti.
O Nupati tem como objetivo incluir idosos nas atividades acadêmicas da UFS, favorecendo o desenvolvimento de habilidades científicas, culturais, políticas e afetivas, focando na valorização deste público como cidadãos atuantes e participativos na sociedade.
Na Rádio UFS, o estudante auxilia na produção de conteúdo jornalístico para os programas Repórter UFS e Jornal da UFS. “Em duas semanas de voluntariado, já aprendi muito”, ressaltou Liparotti.
A experiência de João e o interesse em aprender tem entusiasmado os colegas, como abordou o coordenador de programação da emissora, Josafá Neto. “Para nós, tem sido muito boa a presença de seu João, pela troca de experiência. Tanto a Rádio UFS quanto a UFS, como um todo, estão de portas sempre abertas”.
Para o coordenador da Rádio e TV UFS, Luiz Eduardo, a história do novo estagiário serve de inspiração. “Foi uma grata surpresa receber o e-mail falando do interesse dele em estagiar conosco, mas ainda mais quando pudemos recebê-lo aqui na Rádio UFS. A história dele é inspiradora e nos faz pensar que sempre é tempo para ser feliz e buscar realização”.
Fonte: Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS