Membros do Ministério Público de Sergipe (MP-SE) realizaram uma visita institucional ao Hospital de Amor, localizado no município de Lagarto, no centro-sul sergipano. A unidade, especializada em atendimento oncológico, tem se consolidado como referência no tratamento do câncer para pacientes dos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco.
Durante a visita, os representantes do MP-SE percorreram diversas áreas do hospital, como ambulatório, setor de radiologia, radioterapia e demais instalações. O objetivo foi conhecer de perto o funcionamento da unidade, que já opera há um ano oferecendo atendimento gratuito e de alta qualidade à população.
O procurador-geral de Justiça, Nilzir Soares Vieira Junior, ressaltou o compromisso da instituição com a promoção de políticas públicas efetivas, sobretudo na área da saúde. “O Ministério Público tem o dever constitucional de zelar pela efetivação dos direitos fundamentais e a saúde é um dos pilares dessa missão. Ver de perto uma estrutura como a do Hospital de Amor, que alia qualidade, acolhimento e gratuidade, fortalece ainda mais o propósito de atuar em prol da população e de garantir que esse serviço continue acessível e bem estruturado para quem mais precisa”.
A atuação do Ministério Público na defesa do direito à saúde foi destacada como essencial para assegurar o pleno funcionamento da unidade, que tem impacto direto na vida de milhares de pessoas que, até então, enfrentavam dificuldades para acessar tratamentos especializados. “O MP-SE teve a oportunidade, nesta visita, de conhecer o Hospital de Amor em detalhes, que já está funcionando há um ano, atendendo pacientes oncológicos de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco. No final de maio teremos uma inauguração, onde pactuaremos, com o Ministério da Saúde, o financiamento da instituição. E o MP-SE também é um parceiro importante na garantia do direito à saúde”, afirmou Juca Carvalho, diretor do Hospital de Amor em Lagarto.
Para o procurador de Justiça Deijaniro Jonas, a instalação do Hospital de Amor em Lagarto representa um marco para o sistema de saúde da região. “A implantação do Hospital de Amor em Lagarto se deveu às raízes do Dr. Henrique Prata nesta região, mas também significa muito para o estado de Sergipe e para a região Nordeste, uma vez que a grandiosidade dessa instituição vem a atender milhares de pacientes. Trazendo uma estrutura dessa magnitude, beneficiam-se muitas pessoas que não teriam acesso à saúde, que passam a ter seu direito garantido”, comemorou.
A visita ao Hospital de Amor contou ainda com a presença do corregedor-geral do MP-SE, procurador de Justiça Rodomarques Nascimento; do coordenador-geral do MP-SE, procurador de Justiça Carlos Augusto Alcântara Machado; do ouvidor do MP-SE, procurador de Justiça Eduardo Matos; do secretário-geral do MP-SE, promotor de Justiça Francisco Góis; do chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Carlos Henrique Ribeiro; do diretor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), promotor de Justiça João Rodrigues; e do promotor de Justiça que atua em Lagarto, Adson Carvalho.
Referência nacional no tratamento do câncer
O Hospital de Amor nasceu em 1962, em Barretos (SP), por iniciativa do casal de médicos Paulo e Scylla Prata. A partir da década de 1990, seu filho, Henrique Prata, atual presidente da instituição, assumiu a condução do projeto e impulsionou sua expansão e consolidação como referência no país.
Hoje, com unidades em diversas regiões do Brasil, o hospital é reconhecido por aliar excelência médica, atendimento humanizado e estrutura de ponta. Em 2017, adotou oficialmente o nome pelo qual já era conhecido entre pacientes e colaboradores: Hospital de Amor.
Fonte: MP-SE
Foto: Alisson Mota