ARACAJU/SE, 18 de agosto de 2025 , 19:23:30

Em visita, ministra britânica oferece ampliação de parceria com Fiocruz

Por Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)

O governo britânico deseja ampliar sua parceria científica com a Fiocruz, principalmente em campos como o sequenciamento genômico, declarou a ministra conselheira da Embaixada do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, durante reunião com a presidente Nísia Trindade Lima, na quinta-feira (12). Há um mês no cargo, a ministra visitou a Fundação acompanhada pelo cônsul geral no Rio de Janeiro, Simon Wood.

“Foi muito importante vir aqui e nos sentarmos presencialmente com estes cientistas. Os primeiros passos na parceria [sobre a vacina] foram dados durante o período de distanciamento, no que foi um trabalho histórico. Fico feliz em saber que vamos continuar a trabalhar juntos”, disse Melanie Hopkins, mostrando vontade de estabelecer parcerias com as várias unidades da Fundação pelo país. “O fato de este ser o meu primeiro evento externo no Brasil demonstra a importância da Fiocruz”.

Com a ajuda de outros integrantes da Fundação, Nísia apresentou uma visão geral de como a Fiocruz tem atuado no combate à pandemia, assim como sua atuação da Antártica à África, passando por seu papel educacional. Ela destacou os desafios agravados pela pandemia e se mostrou preocupada com a assimetria no acesso à vacina no mundo. “Fico orgulhosa quando dizem que produzimos uma vacina mais barata. Temos conversado com a Organização Mundial da Saúde para que, uma vez superada a fase crítica no Brasil, possamos dar uma contribuição em nível internacional”, disse a presidente da Fiocruz.

Você pode querer ler também