A prefeita eleita de Aracaju, Emilia Corrêa, anunciou, nesta quarta-feira (18), o delegado André David à frente da Secretaria Municipal da Defesa Social. Na ocasião, também anunciou Ricardo Silva como comandante da Guarda Municipal.
De acordo com Emilia Corrêa, trata-se de “uma das secretarias mais importantes, que tem, entre as funções, promover a defesa dos direitos do cidadão e da normalidade social, manter a ordem pública, proteger os direitos das pessoas e zelar pelos bens, serviços e instalações municipais”.
O delegado André David salientou sobre o desafio de conduzir a Defesa Social a partir de janeiro. “Gestão pública é um empreendimento compartilhado e nossa missão é construir pontes em secretarias. É isso que a população espera de nós. Eu – se puder e é o que eu quero fazer – quero ir às ruas junto à Guarda Municipal para combater o crime, ir ao seu bairro, livrar você da violência. Eu não gosto de ficar em gabinete, gosto de ficar dentro de uma viatura, sentindo o calor da realidade das ruas”, disse.
Formado em Direito, André David é delegado há 16 anos. Atuou em várias regionais no interior, ocupou as diretorias operacionais do Complexo de Operações Especiais (COPE) e do Departamento de Narcóticos (DENARC), e atualmente é delegado da 2ª Delegacia Metropolitana no Centro de Aracaju.
Comandante da Guarda Municipal
Quanto à Guarda Municipal, conforme a prefeita eleita de Aracaju, “o comando da Guarda Municipal tem como objetivo proteger o patrimônio público e os cidadãos, oferecer vigilância e presença ostensiva, coibindo atos que atentem contra os bens públicos e a ordem”.
Ricardo Silva declarou sobre as expectativas de assumir o posto de comandante da Guarda Municipal. “Agradeço por fazer parte desse time. É um grande desafio. A nossa categoria está muito feliz, está na expectativa de ter alguém que pense na nossa categoria, na população, em segurança pública, que é um dever nosso, uma obrigação do município. A Guarda Municipal sempre funcionou, sempre trabalhou, mesmo com todas as dificuldades. Agora, com a nossa prefeita, a história será outra”, afirmou.
Formado em Segurança Pública pela Faculdade Estácio, Ricardo Silva atua na Guarda Municipal de Aracaju há 20 anos. Foi ouvidor da corporação e atualmente é subinspetor da 2ª classe.