A coleta de lixo em Aracaju foi retomada na manhã desta sexta-feira (4) pela empresa Cavo. O retorno dos serviços ocorre horas depois de uma reunião entre representantes da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a empresa, onde foi definido um novo calendário para quitação dos débitos existentes. Devido ao acumulo de lixo e de entulhos, que não vem sendo recolhido desde o dia 31 de outubro, a expectativa é que a coleta de lixo na capital seja regularizada até a próxima segunda-feira (7).
De acordo com a assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), 40 veículos e 30 equipes estão trabalhando na coleta do lixo, que segue o calendário já existente. Com isso, os serviços foram retomados a partir da zona norte da capital, onde a coleta de lixo acontece as segundas, quartas e sextas. Enquanto na zona sul o serviço é prestado as terças, quintas e sábados. Existe a previsão que equipes possam estar de plantão no domingo para que a coleta seja regularizada com mais agilidade.
Desde o dia 31 de outubro, quando foi suspensa a coleta em virtude de uma dívida da PMA com a Cavo estimada em R$ 19 milhões, mais de 540 toneladas de lixo domiciliar e 350 de entulhos deixaram de ser recolhidos diariamente. Com isso, a população passou a fazer o descarte irregular do lixo, jogando em canteiros, praças e canais, ou contratando carroceiros para realizar o serviço.
Em nota encaminhada à imprensa, a Cavo ressalta que a PMA apresentou um cronograma de pagamentos para saldar parte da dívida que tem com a empresa e o cumprimento do calendário acertado é essencial para se manter a limpeza urbana no município.