ARACAJU/SE, 25 de outubro de 2024 , 7:35:49

logoajn1

Emsurb promete regularização da coleta seletiva de lixo na capital até este final de semana

Da redação, AJN1

 

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) garantiu que neste final de semana a empresa Cavo normalizará todos os serviços de coleta seletiva, transporte e descarga dos resíduos sólidos da capital. Os serviços recomeçaram na última quarta-feira (16), após a Justiça conceder liminar favorável a ação da Cavo, autorizando a coleta na capital sergipana, a qual foi impedida pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) de trabalhar alegando falta de licença ambiental.

 

“A regularização por completo da coleta será regularizada este final de semana, principalmente a domiciliar. Na segunda-feira, a população já vai poder seguir aquele calendário de antigamente. A Cavo tem apenas sete dias que assumiu o posto, mas só trabalhou na sexta e no domingo. No sábado, o sindicato dos trabalhadores proibiu a empresa de trabalhar e depois vieram as intervenções da Adema”, explica a assessora de Comunicação da Emsurb, Cristina Rochadel.

 

A Adema, por meio do presidente Almeida Lima, informou que a empresa ainda apresenta irregularidades em relação ao local ou garagem para a limpeza dos carros compactadores.

 

“Na verdade é bom que se explique bem, tanto é que a justiça entendeu e liberou o funcionamento diante de toda a lista de documentação. O presidente da Emsurb, João Paulo, ao entregar a documentação e conferir a lista que foi passada pela Adema, a documentação estava ok. Diante disso, eles disseram que não podiam liberar, porque estava faltando autorização do posto de lavagem. Ou seja, o discurso é outro. A empresa entregou, sim, a documentação necessário, mas o objetivo por parte da Adema é não liberar a limpeza de Aracaju”, cutucou a assessora.

 

Força-tarefa

 

Desde a madrugada de ontem (17) que a Cavo realiza uma força-tarefa em dez bairros da capital, com 25 carros compactadores trabalhando entre os bairros São Conrado, Santo Antônio e também nas regiões onde há clínicas e hospitais.

 

Cavo

 

Sobre a decisão da Justiça autorizando o recolhimento do lixo pela Cavo, a empresa emitiu nota oficial dizendo que “Em relação à operação de limpeza urbana, a Cavo informa que as atividades já foram retomadas, pois a companhia obteve, no final desta manhã, liminar que assegura a manutenção dos serviços públicos de coleta, transporte e descarga dos resíduos sólidos municipais, autorizando que seus caminhões compactadores realizem o transporte dos resíduos coletados na cidade de Aracaju até o local do transbordo, localizado em Nossa Senhora do Socorro. A liminar também determina a liberação dos veículos apreendidos pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema)”.

 

Ação do MPT

 

Sobre a ação do Ministério Público do Trabalho, a Cavo diz em nota que “não foi notificada até o momento. A companhia reitera que tem focado todos os seus esforços na estruturação da operação de limpeza de Aracaju e que já tem mais de 70 equipamentos disponíveis para a operação, sendo que os demais serão adicionados nos próximos dias”.

 

 

Você pode querer ler também