ARACAJU/SE, 16 de setembro de 2025 , 9:37:57

Enquete mostra que 77% dos internautas não pretendem se reunir com amigos ou familiares durante o Carnaval

Da redação, AJN1

Enquete realizada nessa segunda-feira (8) pelo portal AJN1 e Jornal Correio de Sergipe, por meio do Instagram @ajn1_, apontou que 77% dos sergipanos não pretendem se reunir com amigos ou familiares durante o Carnaval. Outros 23% disseram que vão, sim, comemorar a festa de Momo com as pessoas mais próximas.

A enquete, para saber a opinião pública, foi motivada após o governador Belivaldo Chagas suspender os pontos facultativos nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, alusivos ao período de Carnaval, decisão que dividiu os sergipanos.

Belivaldo justificou a suspensão com base em relatório do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais, o qual alegou que o cenário epidemiológico da covid-19 em Sergipe ainda é preocupante, e uma liberação dos festejos carnavalescos poderia causar um aumento significante no número de casos e de óbitos pelo patógeno.

Segundo o consórcio nacional de imprensa, Sergipe apresentou até essa segunda, (8), a redução de 33% no quantitativo de novos casos e mortes. Até o momento, o Estado já registrou 141.464 casos e 2.834 mortes.

Polêmica

A polêmica sobre suspender ou não o Carnaval já havia sido tema de enquete do AJN1 e o Correio de Sergipe, também por intermédio do Instagram @ajn1_, antes mesmo de o governador sentenciar o cancelamento dos pontos facultativos. No último dia 25 de janeiro, 83% dos internautas que participaram da pesquisa disseram que Carnaval não deveria acontecer em fevereiro. Para 17% os festejos de Momo deveriam ser mantidos.

A maioria mostrou-se preocupada com o avanço da pandemia e defendeu que a saúde deve estar em primeiro lugar e que a festa deve ser cancelada.

Você pode querer ler também